Em um levantamento recente, a Viasoft Pay, empresa administradora de cartões de benefícios paranaense, revela que os usuários têm diversificado cada vez mais os destinos dos seus gastos. Embora o setor alimentício (supermercados, restaurantes e padarias) ainda concentre boa parte das compras, categorias como automotivas, entretenimento, saúde e até serviços profissionais têm ganhado destaque. O estudo consolida mais de 140 milhões de registros de gastos, entre o período de maio de 2024 a junho de 2025.
Os dados apontam que despesas relacionadas a automóveis, por exemplo, somam mais de 12 milhões de transações, enquanto assistência médica e odontológica chegam a quase 5 milhões de registros. Gastos em transporte, entretenimento e até em serviços profissionais também aparecem entre os principais usos.
“Os dados revelam que, apesar da inevitável concentração em itens essenciais, principalmente voltados ao alimentício, há uma distribuição de recursos para nichos de mercado que atendem a necessidades muito particulares do consumidor. Isso demonstra a complexidade do poder de compra e a busca por produtos e serviços que complementam o estilo de vida”, explica Alexandre Worliczeck Neto, CEO da Viasoft Pay.
No Brasil, são mais de 10 milhões de usuários de algum tipo de cartão de multibenefício. Ele é uma alternativa versátil para diferentes perfis de consumo.
“A expansão do uso reforça a relevância do cartão como um facilitador para despesas cotidianas e de maior valor agregado”, finaliza o CEO.
Fonte: Por assessoria Viasoft Pay