x

Empresarial

Visibilidade Trans na Profissão Contábil

Nesse artigo são apresentados dados para a reflexão sobre a importância do respeito e inclusão de pessoas trans na contabilidade.

29/01/2022 16:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Visibilidade Trans na Profissão Contábil

Visibilidade Trans na Profissão Contábil PATransEquity.org

Dia 29 de Janeiro é o Dia Nacional da Visibilidade Trans, onde celebramos conquistas e apresentamos para a sociedade os desafios que ainda enfrentamos no país. O cenário é de tamanha desigualdade e constantes violências aos nossos corpos, seja no ambiente familiar, nas escolas, universidades, organizações e nas ruas.

O Brasil é o país que mais mata pessoas trans segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) que anualmente desenvolve um Dossiê com o mapeamento dos índices de assassinato, a nível nacional.

Em 2021 desenvolvi um estudo, em parceria com dois pesquisadores, sobre pessoas trans na contabilidade, coletamos relatos sobre os desafios que esses corpos enfrentaram na profissão, relatos de 2016 a 2021. Pessoas trans não puderam continuar atuando na profissão contábil por serem vítimas de violências constantes de contadores cis heteronormativos.

Há transfobia na profissão contábil e isso precisa mudar! A luta contra a transfobia é de todos, todas e todes. A contabilidade para além dos números, resultado econômico, financeiro, obrigações acessórias e contabilidade consultiva, é sobre vidas, sonhos, trajetórias e é sobre respeito à diversidade de corpos que atuam na profissão contábil.

Assim, é importante destacar que, há pessoas trans na profissão contábil e todos, todas e todes merecem respeito! Em um artigo publicado recentemente aqui no portal sobre Linguagem Neutra observei como pesquisadore em Diversidade LGBTQIAP+ na profissão contábil que, quando o assunto é sobre vidas, inclusão de pessoas que não fazem parte do padrão cisgênero heteronormativo, nessa ciência, as Ciências Contábeis que é uma Ciência Social Aplicada, a intolerância e a falta de respeito se manifestam.

Mas a esperança e a luta continuam, há conquistas, observei que um escritório de contabilidade compartilhou esse excelente artigo publicado por Rafa, Trans Não-Binárie, graduande em Ciências Contábeis.

E para quem não me conhece, muito prazer, sou Juh Círico, Trans Não-Binarie, contadore, professore de contabilidade e pesquisadore. Atualmente curso Doutorado em Ciências Contábeis e tenho mais de 11 anos de experiência profissional na área contábil.

Nós existimos e resistimos na profissão contábil. Portanto, linguagem neutra é linguagem inclusiva, é sobre incluir pessoas não binárias que não fazem parte do padrão binário (Mulher/Homem). Há mais de 30 identidades dentro da não binariedade que é um termo guarda-chuva.

Na internet, há muitas iniciativas, projetos, que disponibilizam conteúdos gratuitos e instrucionais sobre Diversidade e Inclusão, como por exemplo, a TransEmpregos, onde é possível, inclusive, que contadores e contadoras que possuem escritórios de contabilidade, possam treinar suas equipes em Gestão da Diversidade Organizacional e disponibilizar vagas de trabalho para pessoas trans. Oportunidades transformam vidas!

Por mais pessoas trans profissionais da contabilidade, professores de contabilidade e pesquisadores nas Ciências Contábeis! Vidas trans importam!

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.