x

Finanças

Lições de Finanças do Tio Patinhas

Tio Patinhas é o pato mais bem sucedido da Disney, aparecendo várias vezes com um dos 10 personagens mais ricos da ficção na Revista Forbes. Nesse artigo, comentaremos algumas lições que podemos aprender sobre finanças com o pato mais rico da Disney.

27/01/2022 17:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Lições de Finanças do Tio Patinhas

Lições de Finanças do Tio Patinhas Pedro Ribeiro Simões

O personagem Tio Patinhas foi criado pelo cartunista Carl Banks e teve a sua primeira aparição em 1947, há quase 75 anos. Originalmente, o personagem foi baseado em Ebenezer Scrooge, o avarento protagonista de “Conto de Natal” de Charles Dickens (fato que o deu o seu nome em inglês, “Uncle Scrooge”), no entanto, com o tempo, o personagem foi ganhando mais destaque nas histórias em quadrinhos e animações da Disney, adquirindo uma personalidade própria e muito cativante.

Periodicamente, a revista “Forbes Magazine” cria uma lista de personagens mais ricos da ficção e, em quase todos os anos, o tio patinhas aparece nas primeiras posições. Obviamente, são histórias para crianças, mas será que existem algumas lições que podemos aprender com o pato mais bem sucedido do mundo? Veremos a seguir.

Passado humilde, futuro brilhante

Patinhas nasceu em uma família pobre na Escócia, o que lhe ensinou o valor do trabalho suado e honesto. Foi ainda criança, trabalhando para ajudar os pais, que Patinhas conseguiu a sua primeira moedinha, a qual é, até hoje, o seu amuleto de sorte.

O jovem pato, entretanto, sabia que não podia se acomodar e se dedicou ao trabalho como nenhum outro membro da sua família jamais tinha feito. Muitas vezes era ridicularizado por seus amigos e parentes por passar tantas horas dedicado a ganhar dinheiro, mas sabia que tinha um futuro brilhante à frente e, para alcançá-lo precisava se dedicar muito. Não existem fórmulas mágicas para enriquecer. Se você quer ganhar dinheiro, é preciso trabalhar de forma inteligente igual ao Patinhas.

Não deixe que tirem o seu foco, nem mesmo nas adversidades

Muitas vezes, Tio Patinhas acaba envolvido em confusões, geralmente ocasionadas pelo seu sobrinho mais famoso, o Pato Donald. No entanto, mesmo nessas ocasiões, Patinhas sempre manteve o foco no que era importante e conseguia transformar as ameaças em oportunidades, saindo com lucro no final.

Durante a sua vida, você vai encontrar muitas pessoas querendo lhe desencorajar ou desviar você dos seus objetivos. Pode ser que você não tenha um parente tão desastrado quando o Pato Donald, mas o mundo é cheio de desafios a serem superados. No momento de crise em que estamos vivendo atualmente, por exemplo, a habilidade de inovar e superar as adversidades é fundamental

Mantenha sempre o foco e esteja pronto para enfrentar o que aparecer no seu caminho!

Invista em Ativos

Muito antes de Robert Kiyosaki, no seu célebre “Pai Rico, Pai Pobre”, ensinar a investir em Ativos e não em Passivos, o pato mais rico do mundo já ensinava isso através de exemplo para milhões de crianças nos desenhos de sábado de manhã.

Nas suas histórias, Tio Patinhas é comumente visto como alguém avarento. No entanto, embora realmente deteste gastar com besteiras, ele possui um variado portfólio de investimentos, que inclui ações, antiguidades, obras de arte e ouro (incluindo as moedinhas que preenchem o seu famoso cofre, onde costuma dar seus clássicos mergulhos).

Invista também em ativos que tendem a valorizar com o tempo e você fará o seu capital trabalhar por você. Evite gastar com coisas supérfluas que só irão saciar momentaneamente o seu impulso de consumo, aplique o seu dinheiro em ativos que lhe trarão retorno. Lembre-se que ser rico está muito mais relacionado a como você gasta do que a quanto você recebe.

Dinheiro é bom, mas não é tudo

Por mais piegas que possa soar, talvez seja a lição mais importante. Embora seja apaixonado por dinheiro, Tio Patinhas, no final das contas, sempre coloca a família em primeiro lugar. Em algumas histórias, ele chega a perder quase toda a sua fortuna para ajudar parentes e amigos que estão em alguma adversidade. Isso mostra como é possível ser ganancioso (no melhor sentido da palavra) sem deixar de lado o que realmente importa: As pessoas que amamos.

Você sabia que as histórias do pato mais rico da Disney traziam lições tão interessantes sobre finanças pessoais? Muitas vezes, bons exemplos podem ser encontrados até mesmo em histórias infantis. Que tal repassar esse aprendizado para os seus filhos? Quem sabe assim eles podem se tornar bem sucedidos como o Tio Patinhas no futuro. Caso contrário, você pode acabar criando um monte de Zé Cariocas.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.