x

SIMPLES NACIONAL

Empreenderores ganham novo recurso para quitar dívidas

Contribuintes podem escolher o número de parcelas para regularizar débitos, otimizando o fluxo de caixa.

12/08/2025 19:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Parcelamento do Simples Nacional ganha flexibilidade com nova funcionalidade

Empreenderores ganham novo recurso para quitar dívidas

A Receita Federal implementou uma nova funcionalidade no sistema de parcelamento ordinário que permite aos contribuintes do Simples Nacional e Microempreendedores Individuais (MEIs) escolher, no momento da solicitação, a quantidade de parcelas para regularizar seus débitos.

Com essa mudança, os contribuintes ganham mais autonomia para definir o plano de pagamento que melhor se adequa à sua situação financeira, respeitando o limite máximo de 60 parcelas. Os valores mínimos por parcela continuam sendo R$ 300,00 para empresas do Simples Nacional e R$ 50,00 para MEIs.

Segundo Mafrys Gomes, especialista em tributação e contabilidade, “essa atualização no sistema traz um grande benefício para os pequenos empresários, que agora podem planejar seus pagamentos com maior flexibilidade, adequando as parcelas à realidade financeira de seus negócios.” Ela acrescenta que “essa autonomia ajuda a melhorar o fluxo de caixa e facilita o cumprimento das obrigações fiscais, o que é fundamental para a sustentabilidade dos pequenos empreendimentos.”

A nova funcionalidade já está disponível no Portal do Simples Nacional e no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) da Receita Federal, ampliando a praticidade e a digitalização dos serviços oferecidos.

Fonte: GRUPO MCR

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade