x

ARTIGO DE CARREIRA

Burnout: 03 mudanças incríveis que você pode fazer na sua vida, mesmo que não esteja sofrendo burnout

Quando alguém sofre um burnout, significa que esta pessoa atingiu um nível esgotamento extremo. Vem do inglês e está associado a “queimar os circuitos” de uma placa eletrônica.

01/02/2022 13:45:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Burnout: 03 mudanças incríveis que você pode fazer na sua vida, mesmo que não esteja sofrendo burnout

Burnout: 03 mudanças incríveis que você pode fazer na sua vida, mesmo que não esteja sofrendo burnout Pexels

É um nível de estafamento e esgotamento tão profundo, tanto físico como emocional, que se torna uma doença. Está relacionado a cansaço extremo, desmotivação e esgotamento profissional.

Este estresse excessivo pode levar a outras várias doenças, problemas de saúde, depressão e ansiedade. Segundo a ISMA (International Stress Management Association), o burnout atinge hoje 30% dos trabalhadores brasileiros. Trinta porcento! 

Fora as pessoas que estão em rota de colisão e terão o burnout em algum momento próximo.

É tão sério que desde 1º de janeiro de 2022, teve sua inclusão na Classificação Internacional de Doenças (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS). Na prática, significa que agora estão previstos os mesmos direitos trabalhistas e previdenciários assegurados no caso das demais doenças relacionadas ao emprego. 

O assunto é sério! O burnout pode levar a morte prematura

É preciso encarar e enfrentar o assunto com seriedade, seja dentro de sua equipe, seu ambiente de trabalho ou com as pessoas a sua volta. 

Muitos profissionais encaram o assunto de maneira leviana, como uma fraqueza, falta de resiliência ou rotulam como “uma pessoa que não aguenta pressão”. É muito mais sério do que isso, pessoas que sofrem burnout estão à beira de um colapso físico e emocional, literalmente.

Conheço pessoas que sofreram infarte, tiveram doenças cardiovasculares e entraram em quadros de depressão em função do burnout.

Principal causa de pedidos de demissão

Uma pesquisa da consultoria Kronos com líderes de Recursos Humanos das maiores empresas americanas mostrou que 95% destes afirmaram que o burnout é a principal razão das pessoas pedirem demissão das suas empresas.

Esta ainda não é a pior notícia. A pior notícia é que a maior parte destes líderes ainda não sabem como resolver esta situação.

Sintomas e Alertas

Tanto sintomas físicos quanto emocionais ajudam a identificar se uma pessoa está próxima de ou sofrendo a Síndrome do Burnout.

Estresse contínuo e cansaço excessivo, redução da capacidade profissional, ansiedade, muitos sentimentos negativos, negativismo em excesso, pouca identificação com o que faz, sentimentos de fracasso e insegurança, perda de interesse no trabalho são alguns alertas.

Estar sempre cansado, insônia, sinais de pressão sanguínea alta, sinais de depressão, alterações repentinas de humor, dores de cabeça constante, dificuldade de concentração podem ser alguns dos sintomas.

A síndrome de burnout está diretamente relacionada com a rotina de trabalho

A demanda em excesso de si mesmo, tanto física como mentalmente leva ao burnout. Ter que dar conta de rotinas e ambientes excessivamente estressantes, sentir que faltam recursos, tempo e energia para dar conta de tudo é a principal causa.

A Harvard Business Review publicou um estudo compilando as 06 principais situações que podem desencadear um burnout:

  • Carga excessiva de trabalho: além do que a pessoa pode dar conta, ela tem a sensação constante de estar sobrecarregada e de não conseguir entregar o que precisa. O sentimento é de estar sempre em dívida, sempre devendo, as tarefas são intermináveis o que leva a stress, trabalhar por muitas horas seguidas, com pouco descanso e pouco tempo para fazer e se preocupar com outras coisas que não o trabalho.
  • Falta de controle na sua rotina e nas suas tarefas: falta de autonomia, de acesso a recursos e falta de possibilidade de tomar decisões para seu trabalho, sua vida e para seu bem-estar. As prioridades estão em constante mudança e a pessoa fica com a sensação de estar patinando, sem sair do lugar ou sem saber como seguir em frente. Tem a sensação de estar sempre controlada pela situação, sem poder de escolha e uma exigência do ambiente em que está constantemente alta, onde a pessoa não enxerga que vai dar conta. 
  • Falta de recompensa: a recompensa direta ou indireta que recebe pelo seu trabalho não está proporcional a quantidade de tempo e esforço dedicados a este trabalho. É uma sensação de desbalanceamento constante, frustração e de dívida. É o sentimento de que não vale a pena, o tanto que me dedico, não me preenche.
  • Comunidade tóxica: ambiente extremamente competitivo ou com pessoas tóxicas ao redor, negativas, desleais ou com objetivos e visões completamente diferentes. É como estar em um ambiente de desconfiança e sobrevivência constantemente, onde a vigilância é sempre necessária e não se pode confiar na maioria das pessoas ao seu redor.
  • Senso de justiça constantemente desafiado, 

Conviver com desalinhamento dos seus valores constantemente

Resultados começam a cair

É natural que em situações assim os resultados começam a cair.

Quando isto acontece, a pessoa sente que precisa de mais trabalho e energia em suas atividades. Fica ainda mais cansada e consegue entregar ainda menos, tendendo ao esgotamento.

E o que podemos fazer?

Mudanças precisam ser feitas. 

O burnout é só uma consequência, não a causa. Descansar, tirar férias e voltar para a mesma rotina provavelmente irá desencadear a mesma situação novamente em um curto período.

Primeiro passo: reestabelecer o físico

A primeira coisa a se reestabelecer é a nossa saúde física. Ela já foi afetada e é preciso tratá-la imediatamente. Buscar um médico, psicólogo ou psiquiatra para tratar das consequências físicas que o estresse desencadeou no organismo é primordial.

Como já conversamos, este é apenas o passo para administrar as consequências. De nada adianta infartar, fazer uma ponte de safena, se recuperar e voltar para a mesma rotina. A condição física é só uma consequência e é preciso tratá-la imediatamente. Mas se não houver mudanças nas causas deste quadro, ele continuará acontecendo.

Por que esperar? Por que não fazer mudanças desde já?

Para que precisamos esperar a catástrofe para fazer mudanças?

Quem sofre burnout precisa fazer mudanças urgentes em sua rotina. Mas muitas pessoas já estão em rota de sofrem um burnout, mesmo que ainda não tenham sofrido. 

03 mudanças incríveis que você pode fazer na sua vida, mesmo que não esteja sofrendo burnout

Allan Ting, escritor e palestrante do TED propõe três grandes mudanças que podemos fazer em nossa vida desde já, tanto para que sofre ou sofreu burnout como para quem quer se alinhar e buscar e já ter uma vida melhor hoje. O local atual pode não permitir, mas a responsabilidade de buscar mudanças e outras coisas melhores, é nossa.

Três grandes mudanças:

  • Aspiração: se hoje você trabalha com algo que não quer, que não preenche suas aspirações, isso causa estresse. 

Para onde você quer ir? O que você aspira, tem vontade de fazer. Comece a construir. Se você não tem nem ideia, faça do seu principal objetivo encontrar um melhor caminho para você para, assim que o encontrar, começar a construí-lo imediatamente. 

A responsabilidade depende de você, esperar o tempo passar passivamente dificilmente vai te colocar em uma posição melhor e as circunstâncias vão acabar decidindo por você.

 E geralmente estas resoluções não são, nem de longe as melhores para você.

  • Integração: a sua vida é uma só, não existe vida pessoal e vida profissional, separadas, existe vida. Um afeta a outra. Se a vida profissional causa frustração e desilusão, ela começa a infectar todas as outras áreas da sua vida. É preciso que nossos papeis estejam balanceados. 

Muitas pessoas abandonam tudo o que é importante para dar conta das demandas da profissão. Na vida existem muitas outras coisas importantes do que apenas o trabalho. Focar apenas no trabalho e deixar o resto de lado é inclusive uma das principais causas de arrependimento das pessoas que estão à beira da morte, como resultado de um estudo feito com pessoas nesta situação. Balancear é entender que existe momentos para se dedicar mais e existem momentos para focar em outras coisas importantes. 

É preciso haver espaço para sua vida. Não é sua vida que precisa caber dentro da sua profissão ou seu trabalho. É seu trabalho que precisa caber dentro de sua vida. Ao focar a imensa maior parte do seu tempo na profissão, faz com seu espírito e seu corpo comecem a clamar por balanceamento. 

Você pode resistir até certo ponto por este chamado, até que seu corpo “desliga” na forma de um burnout para não acontecer coisa pior com você, tamanho o extremo em que você se encontra. 

Aprenda a se escutar. 

Como você pode integrar melhor as diferentes áreas da sua vida? Alguma mudança precisa ser feita. Qual pequena mudança você pode começar a implementar desde já? Olhe para seus relacionamentos, para as pessoas que mais ama. Olhe para seu senso de satisfação e realização na vida. O que eles pedem? Olhe para sua saúde. Por que esperar? O que você pode começar a mudar hoje, agora? 

  • Rejuvenescimento: carregar e atualizar

Há uma frase de Tony Robbins: “quando você está saudável você tem milhares de desejos, quando está doente tem apenas um – ficar saudável”

Podemos fazer a analogia da nossa vida com nosso celular: precisamos carregar a bateria e fazer update de software constantemente.

Carregar a sua Bateria: quando seu celular está com 3% de bateria, o que você faz? Coloca para carregar imediatamente. Caso contrário ele vai desligar. E você como faz para se recarregar? É preciso carregar nossa bateria continuamente.

Privar horas de sono e descanso é rota certa para o burnout (esgotamento de energia). Achamos que estamos driblando o nosso corpo e rendendo mais. O que não enxergamos é que cedo ou tarde nosso corpo irá forçar essa parada e será de uma maneira muito mais drástica.

Uma mudança importantíssima que você pode fazer é nas suas horas de sono e descanso. Passamos a contar com o tempo em casa e a noite, aos finais de semana para dar conta de trabalho acumulado e fugir de interrupções. Isso afeta profundamente nossa qualidade de vida e produtividade. Um bom passo é lidar melhor com as interrupções constantes para dar conta do que precisa ser feito no seu horário de trabalho. Na nossa cultura, trabalhar além do horário é sinal de comprometimento. Em outras culturas, trabalhar além do horário é sinal de ineficiência.

Sono e água são importantíssimos para nossa bateria. Sono com consistência.

Cuidado ao culpar o seu ambiente, o chefe, o trabalho. Eles têm sua contribuição sim. Mas as mudanças, as definições e os limites devem ser traçados por você.

O que você vai fazer para carregar a sua bateira?

Update de software: nosso celular continuamente recebe atualizações e renovações, para estar cada vez melhor. Nós também precisamos disto para nos rejuvenescer.  

Precisamos crescer, aprender, evoluir. Precisamos de experiências novas, interagir com outras pessoas, conhecer coisas e lugares novos para nos alimentar e nos inspirar. Quando você cuida de você, torna-se um profissional melhor, tem uma entrega melhor, trabalha melhor para seus clientes.

O ser humano não foi feito para a estagnação. Mesmo quando se tem uma rotina agitada, podemos nos sentimos estagnados. Trabalhando em algo sem proposito, dando conta de rotinas desnecessárias ou puramente cansativas. 

As vezes podemos sentir que estamos correndo constantemente e quando olhamos sob outra perspectiva, estamos enxugando gelo, correndo atrás do rabo, dando conta de tarefas intermináveis. Precisamos experiência. Quais são os momentos que alegram seu espírito? Quais atividades te trazem encantamento? Como pode começar a inseri-las pouco a pouco em sua rotina.

É preciso fazer. É como um alarme para acordar. 

Se você não quiser fazer, seu corpo, sua saúde e seu espírito farão por você, em algum momento. Comece com algumas pequenas mudanças, desde já. Com o que vai você começar?

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.