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FINANÇAS

80% das reclamações com instituições financeiras não têm solução na primeira interação, revela análise

Estudo aponta insatisfação generalizada e impacto emocional nos clientes.

08/09/2025 18:30

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Atendimento financeiro falha em resolver problemas, mesmo após tentativas digitais

80% das reclamações com instituições financeiras não têm solução na primeira interação, revela análise

Uma análise inédita da Evollo, principal plataforma de speech analytics do mercado, revela uma crise de insatisfação generalizada no relacionamento entre consumidores e instituições financeiras. O levantamento mostra que oitenta por cento das reclamações não são resolvidas na primeira interação, mesmo após os clientes já terem recorrido a canais digitais de atendimento e, sem sucesso, optarem por ligar ou escalar a demanda para um canal de voz.

Os dados foram extraídos a partir do Datalake proprietário da Evollo, que recebe diariamente interações de mais de oitenta contact centers de grandes empresas do país. A amostra usada no estudo contempla milhares de conversas de clientes com instituições financeiras, como bancos, operadoras de cartões de crédito e outras empresas do setor. A Evollo, especializada em analisar interações de voz para vendas, retenção e atendimento, identificou um padrão preocupante de não resolutividade e forte impacto emocional nos consumidores.

A análise mostrou que, a cada quatro reclamações, cerca de três ficam sem solução efetiva já na primeira tentativa, transformando problemas cotidianos em verdadeiros dramas pessoais e financeiros. Além disso, quarenta e oito por cento dos clientes voltam a enfrentar o mesmo problema mais de uma vez. Em noventa por cento das interações analisadas, as emoções expressas foram negativas — com destaque para insatisfação (45%), confusão (24%) e frustração (23%).

A tecnologia está avançando, mas a empatia tem regredido”, afirma Eduardo Ribeiro, cofundador e responsável por Business Development da Evollo. “Nosso levantamento mostra que, quando o cliente chega ao canal de voz, ele já tentou resolver sua demanda em algum canal digital e falhou. Nesse momento, o consumidor está fragilizado e precisa de acolhimento e eficiência — o que, infelizmente, não está acontecendo.”

Qualidade do suporte está abaixo

Outro ponto crítico revelado pela análise está na qualidade do suporte: quase quarenta por cento das reclamações estavam relacionadas ao próprio atendimento. Foram identificadas falhas como contradições entre agentes, demora no tempo de resposta, ausência de preparo técnico e até cancelamentos de chamadas feitas pelos próprios consumidores, diante do despreparo do atendimento. A complexidade dos processos, a falta de clareza nas informações e falhas nos aplicativos e plataformas digitais também contribuem para um cenário de desconfiança e estresse.

Estima-se que a insatisfação do cliente possa gerar um impacto financeiro de até R$ 8.800 por consumidor, com perdas significativas relacionadas ao churn, queda de fidelização e danos à reputação das marcas.

O que estamos vendo é uma crise de confiança com impactos profundos na saúde emocional do consumidor e no desempenho das próprias empresas”, complementa Ribeiro. “Ao entender melhor a jornada e as emoções do cliente, é possível construir soluções mais humanizadas e eficientes.”

Fonte: Evollo

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