x

ARTIGO CONTÁBIL

O impacto da Contabilidade 3.0 na rotina das empresas

Baseada em princípios do bom uso da tecnologia, estratégia permite que as companhias sejam afetadas de forma positiva, proporcionando um ambiente de inteligência competitiva

21/02/2022 13:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O impacto da Contabilidade 3.0 na rotina das empresas

O impacto da Contabilidade 3.0 na rotina das empresas Pexels

A área da contabilidade vem mudando de forma considerável nos últimos anos, incorporando inovação e metodologias que buscam agilizar os processos e trazer novas soluções.

Trata-se de uma forte tendência corporativa, cada vez mais presente no mundo dos negócios e essa evolução é uma forte aliada para que as empresas alcancem os seus objetivos.

Essa nova abordagem na área é conhecida como Contabilidade 3.0, ou seja, uma terceira geração, com foco mais avançado sobre a área contábil, que deixa de ser simplesmente uma atividade obrigatória pela legislação e passa a incorporar o planejamento estratégico das organizações.

Para que você entenda melhor a respeito desse tema, vamos abordar como a evolução da contabilidade 3.0 tem impactado na rotina operacional e no planejamento das empresas.

Planejamento estratégico

Como dito anteriormente, a contabilidade deixou de ser apenas uma área executora das obrigações perante aos órgãos fiscalizadores. Ela tornou-se indispensável para que as empresas estabeleçam um planejamento estratégico efetivo, com o correto dimensionamento do seu patrimônio, ativos, passivos, lucros, perdas, custos e despesas operacionais.

Aliado ao Planejamento Estratégico, uma assessoria para a correta gestão fiscal e tributária é um fator determinante para o sucesso das empresas, para orientar os processos operacionais e financeiros, sempre buscando os impactos que os impostos causam sobre os empreendimentos.

Pelo fato da contabilidade 3.0 ser baseada em princípios do bom uso da tecnologia, as empresas são afetadas de forma positiva ao integrá-la ao seu planejamento estratégico, proporcionando um ambiente de inteligência competitiva.

Integração digital

As informações são essenciais para a boa gestão das empresas, já que são as bases para os processos de tomada de decisão. Nesse contexto, a Tecnologia da Informação (TI) disponibiliza ferramentas que integram os setores da empresa com as atividades da contabilidade, permitindo a automação de registro, bem como o fornecimento de informações atualizadas em tempo real.

Isso cria um ambiente de inteligência corporativa, pois os relatórios contábeis fornecem informações de grande relevância para o processo de gestão do empreendimento. Além disso, cria um ambiente apto para mudanças, adaptando-se de forma rápida com as novas legislações e as novas práticas do mercado. 

Outro ponto a ser entendido na integração digital é o fato da contabilidade 3.0 migrar para o ambiente online, ou seja, o trâmite de documentos físicos tem sido substituído pelos documentos e arquivos digitais. Isso traz maior segurança para as informações da empresa e agiliza o processo de transmissão e processamento dos documentos.

Percebeu como a contabilidade 3.0 representa uma grande evolução e como ela pode impactar as atividades da sua empresa? Certamente, a sua implantação proporcionará grandes benefícios ao seu empreendimento na conquista dos seus objetivos de efetividade operacional e na abertura de novos mercados.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.