x

TECNOLOGIA JURÍDICA

Jurimetria e IA transformam o acesso a serviços jurídicos no Brasil

A jurimetria, aliada à inteligência artificial e ao WhatsApp, revoluciona a rotina jurídica no Brasil.

29/09/2025 18:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Jurimetria com IA no WhatsApp: revolução no Direito Brasileiro

Jurimetria e IA transformam o acesso a serviços jurídicos no Brasil

O uso da jurimetria no país vem crescendo e se consolidando como uma das principais tendências do mercado jurídico. Baseada na análise de grandes volumes de dados processuais e normativos, essa tecnologia permite decisões mais rápidas, assertivas e embasadas em evidências. Agora, com o apoio da inteligência artificial (IA) e a integração a canais de uso cotidiano, como o WhatsApp, a jurimetria ganha novo espaço na rotina de advogados, gestores e empresas, aproximando a inovação da prática profissional.

Na prática, a jurimetria aplica métodos estatísticos ao direito, permitindo identificar padrões, prever custos e prazos e antecipar riscos em litígios ou negociações. Essa abordagem torna o trabalho jurídico menos intuitivo e mais baseado em evidências, favorecendo não apenas escritórios de advocacia, mas também departamentos jurídicos e áreas de compliance de empresas.

De acordo com Edson Hideki, sócio-fundador da Revio, a combinação de jurimetria e IA representa um avanço significativo na forma como empresas podem reduzir riscos jurídicos e fiscais.

“Mais do que automatizar, buscamos oferecer uma camada de inteligência e estratégia para que o usuário tome decisões melhores e mais seguras”, explica o executivo.

Na visão de Hideki, é importante destacar que, apesar do avanço tecnológico, a inteligência artificial deve ser entendida como apoio, e não como substituto da atuação profissional.

“A palavra final é sempre do humano. É o advogado, o juiz ou o gestor quem interpreta o contexto, aplica a lei e garante justiça e conformidade”, completa.

Fonte: Braun Comunicação Integrada

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade