x

LUCRO

Lucro cessante, entenda

A apuração do lucro cessante deve ser realizada por um perito especializado na atividade desenvolvida pelo requerente.

08/03/2022 16:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Lucro cessante, entenda

Lucro cessante, entenda Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O lucro cessante é a reparação aos danos materiais sofridos por negligência imperícia, culpa e omissão de outro, sendo um prejuízo ocasionado.

No Código Civil, temos as previsões das perdas e danos onde se enquadra o lucro cessante “Art. 402. Salvo as exceções expressamente previstas em lei, as perdas e danos devidas ao credor abrangem, além do que ele efetivamente perdeu, o que razoavelmente deixou de lucrar.”

“Art. 403. Ainda que a inexecução resulte de dolo do devedor, as perdas e danos só incluem os prejuízos efetivos e os lucros cessantes por efeito dela direto e imediato, sem prejuízo do disposto na lei processual.”

O fato gerador do lucro cessante

É quando por negligência, imperícia, culpa ou omissão de terceiros será gerado um prejuízo, devendo o requerente provar que sofreu o prejuízo. O requerente poderá ser uma pessoa jurídica ou profissional liberal.

A apuração do lucro cessante

Deve ser realizada por um perito especializado na atividade desenvolvida pelo requerente.

Ainda sobre a indenização o artigo 944 do Código Civil “A indenização mede-se pela extensão do dano. Parágrafo único. Se houver excessiva desproporção entre a gravidade da culpa e o dano, poderá o juiz reduzir, eqüitativamente, a indenização.”, então não será apenas o lucro líquido da empresa e sim outros prejuízos acarretados.

Assim, sempre esteja assessorado por um profissional com expertise e experiência na área, para que possa orientar com os procedimentos dentro da legislação vigente.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.