x

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Dia das Crianças: um laboratório para aprender a diferença entre preço e valor

Como pais e educadores podem guiar crianças para uma relação saudável com o dinheiro desde cedo.

10/10/2025 17:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Educação financeira infantil: ensine valor, não apenas preço

Dia das Crianças: um laboratório para aprender a diferença entre preço e valor

O brilho no olhar de uma criança ao ver uma vitrine, ou aquela gritaria pedindo insistentemente por alguma coisa no supermercado, é prova de um ser humano ainda em compreensão sobre a relação entre ter e ser. Preço é o que se paga e valor é o que se leva para a vida.

A infância é um terreno fértil para ensinar que não se trata apenas de consumir, mas de viver experiências que vão além do dinheiro. Desde cedo, pais e educadores podem mostrar a diferença entre preço, o quanto algo custa, e valor, o que aquilo representa e gera de impacto.

O que compramos se gasta. O que vivemos se multiplica

Um estudo da Universidade de Cambridge (2013) mostra que os hábitos financeiros se formam até os 7 anos - fase em que as crianças começam a compreender trocas e custos. É o momento ideal para explicar, por exemplo, por que uma bicicleta pode custar mais que um brinquedo eletrônico: ela traz anos de uso, saúde, convivência e memórias - representando o valor, e não apenas o preço, das coisas.

Dos 3 aos 5 anos, as crianças entendem o conceito de escolha, mas ainda sem abstrações financeiras. Cabe aos pais introduzir noções básicas: se levar isso, não pode levar aquilo; se há determinado valor, é preciso escolher.

Dos 6 aos 10 anos, a noção de preço se torna mais clara e é possível introduzir pequenas comparações e até a mesada. Pesquisas indicam que 56% das famílias brasileiras já oferecem mesada aos filhos (CNN Brasil).

Um exemplo simples: dar R$10 por semana e mostrar que, se algo custa R$20, é preciso esperar e guardar. Se não conseguir, deve viver a consequência - parte essencial do aprendizado. Assim, entende planejamento, paciência e o poder da escolha. Dinheiro é limitado; desejos são infinitos.

Apenas 21% dos brasileiros tiveram contato com educação financeira até os 12 anos, segundo o IBOPE. E, de acordo com pesquisa da Serasa (2024), 64% dos jovens de 18 a 24 anos se arrependem de decisões financeiras por impulso. A educação financeira infantil é, portanto, uma forma de prevenção para a vida adulta.

Na pré-adolescência, as conversas podem incluir orçamento, poupança e a diferença entre desejo e necessidade. A partir dos 14 ou 15 anos, é hora de discutir ética e propósito em relação ao dinheiro, e mostrar que nem tudo pode ser comprado, que experiências e memórias têm valor próprio.

Mas o exemplo ainda é o maior professor. Pais que demonstram ansiedade em relação ao dinheiro transmitem insegurança. Os que associam afeto a presentes ensinam que amor se compra.

E os que evitam falar sobre finanças criam adultos despreparados.

Muito diálogo e equilíbrio são os melhores antídotos

Dinheiro é ferramenta, não objetivo. É meio, não fim. Ensine a planejar, esperar, compartilhar e valorizar o que realmente importa.

Mais do que um dia de presentes, o Dia das Crianças pode ser um laboratório de valores, onde se formam adultos com uma relação saudável com o dinheiro e, no fundo, com a própria vida.

*Diogo Angioleti, especialista em finanças e comportamento do Sistema Ailos

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade