x

NEGÓCIOS

Consultoria financeira: 5 erros que podem prejudicar sua empresa

Mesmo o empreendedor que conta com uma consultoria financeira precisa ficar atento a alguns pontos essenciais.

21/03/2022 17:30:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Veja os 5 erros que podem prejudicar sua empresa

Consultoria financeira: 5 erros que podem prejudicar sua empresa Pexels

Planejar e organizar as movimentações financeiras da empresa é fundamental para não ter surpresas desagradáveis no futuro.

Mesmo o empreendedor que conta com uma consultoria financeira precisa ficar atento a alguns pontos essenciais. Então, vamos lá verificar os 5 erros que podem prejudicar sua empresa.

Falta de um planejamento financeiro

Sem planejamento uma empresa não sobrevive por muito tempo. É preciso ter metas e objetivos e traçar as melhores estratégias para conquistar os resultados esperados.

O que você espera alcançar neste ano? Quer aumentar as vendas? Pensa em investir? Qual o aporte necessário? Para esses questionamentos, a gestão financeira precisa ter respostas e caminhos recomendados, ou seja, um plano a seguir.

Além disso, precisa ser acompanhado mês a mês e ficar atento quando a rota planejada começa a ser desviada. Nesse caso, o plano deve ser reavaliado.

Descuido no controle de fluxo de caixa

Todos os recebimentos e despesas estão sendo devidamente registrados? Faça um acompanhamento desse fluxo de caixa, que pode impactar, e muito, no fechamento do mês.

Falta do controle de estoque

Não é aconselhável ter muitos produtos guardados, muito menos, não ter nenhum na hora da venda. Ou seja, o estoque precisa estar equilibrado.

Mas como saber a quantidade ideal para manter estocada?

É simples. Planeje a compra com os fornecedores em tempo e faça uma previsão de quanto deve ficar guardado.

Atualize sempre as entradas e saídas de material. Assim, você evita uma armazenagem desnecessária e também altos gastos emergenciais.

Falta de acompanhamento dos resultados

Não adianta ter um planejamento financeiro bem-feito se a implantação dele não tiver um acompanhamento acirrado. Crie rotinas de análise.

Caso algo esteja dando errado ou tomando outro rumo não previsto no planejamento, ainda haverá tempo hábil para mudanças e acertos.

Falha na análise de crédito

Começaram a aparecer clientes devedores? Sinal de alerta para a gestão financeira!

A empresa está vendendo para quem não possui um bom histórico e tem tendência a atrasos. Hora de virar o jogo e começar a estipular limites de crédito e verificar com muita atenção o perfil de compra do cliente.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.