x

GESTÃO EMPRESARIAL

A governança corporativa e o controle do ativo imobilizado

A gestão do ativo imobilizado como ferramenta de segurança e credibilidade à gestão empresarial.

22/03/2022 18:00:01

1,9 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

A governança corporativa e o controle do ativo imobilizado Pexels

Tem ganhado uma audiência sem igual o tema governança corporativa, nos últimos anos, principalmente após os escândalos de corrupção ocorridos em empresas públicas.

Governança Corporativa

O tema governança corporativa vem ganhando importância no meio empresarial brasileiro principalmente após diversos escândalos de corrupção envolvendo empresas públicas e também privadas em operações com o governo, entretanto, é importante saber que a governança corporativa, foi criada pelo governo americano após o escândalo na década de 70 do caso “Watergate”; essa foi a forma encontrada de buscar segurança administrativa as empresas de forma geral.

Porém na década de 90 esse conceito foi internacionalizado diante da publicação por meio da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Transparência das informações

A credibilidade das informações tornou-se cada vez mais importante, principalmente diante da globalização, um caminho sem volta, e ter informações de gestão, estruturadas atendendo a conceitos e princípios universalizados, tornou-se essencial para empresas que tem por objetivo crescer de forma sustentável.

Controles efetivos

Um fator importante na gestão é:

  • Uniformidade
  • Periodicidade
  • Credibilidade

Sem que a combinação desses fatores ocorra, por melhor que sejam as informações, não ocorrendo a padronização e também o acompanhamento em prazos pré-estabelecidos todo a eficiência pode ir “por água abaixo”.

A Gestão patrimonial – controle do ativo imobilizado

A gestão do ativo imobilizado é parte integrante de todo o processo de governança corporativa, ainda mais diante de sua representatividade monetária.

Ter o controle dos bens que compõem o patrimônio é fundamental, tanto em questão do zelo pelo patrimônio, quanto com relação a informações para tomada de decisão e transparência das mesmas.

Os benefícios legais e as informações para tomada de decisão

É sabido dos benefícios da depreciação fiscal para empresas tributadas pelo lucro real, entretanto, independente do benefício fiscal, é fundamental que a depreciação seja registrada para efeitos nos resultados empresariais e também na formação dos custos e preços.

O inventário patrimonial e a importância da conciliação físico x contábil

A realização do inventário geral do ativo imobilizado, para que tenha eficácia, deve ser seguida da conciliação, ou seja, a comparação dos bens levantados fisicamente x os bens registrados anteriormente na base contábil, dessa forma é possível após o processo de conciliação, realizar os ajustes e identificar os custos do não acompanhamento periódico na gestão patrimonial.

O saneamento como alternativa de minimizar o impacto dos ajustes contábeis

O saneamento no projeto patrimonial, quer dizer, depurar as sobras físicas e contábeis, visando causar o menor impacto possível dos ajustes.

Para a realização do saneamento é fundamental a participação de profissionais das empresas que conduziram o projeto de inventário e o acompanhamento de profissionais da própria empresa, visando esclarecer questionamentos oriundos do processo de saneamento.

Esse procedimento costuma ser realizado com êxito e não pode ser descartado pelas empresas que tem o compromisso com os resultados.

A avaliação patrimonial como um diferencial para enaltecer o balanço patrimonial

Analisar um balanço patrimonial de uma empresa de médio e grande porte e se deparar com os números do ativo imobilizado relatando valores insignificante, acaba sendo uma normalidade em empresas que não foram orientadas a realizar a avaliação de seus ativos.

De forma geral empresas tem em seu ativo imobilizado grande valor agregado, entretanto, o efeito continuo da depreciação acaba por dissolver o valor dos bens, mascabe aos gestores buscar reparar esses efeitos com a avaliação dos ativos, com o processo de avaliação patrimonial é possível registrá-los na contabilidade com o valor justo de mercado.

Teste de Impairment

O Teste de Impairment é a exigência legal que empresas devem realizar anualmente em seus demonstrativos para respaldar os números do patrimônio reportados no balanço patrimonial.

O teste de Impairment tem por objetivo comparar o valor residual dos principais ativos (maior valor agregado) com o valor recuperável dos ativos.

O valor recuperável é o maior valor obtido por meio da avaliação pelo valor justo de mercado x o valor em uso (capacidade de gerar riqueza do ativo em análise).

Laudos de avaliação de ativos consolidando informações patrimoniais

Nossos laudos de avaliação visam contemplar todas as informações dos bens inventariados, óbvio de forma sintética, os laudos devem contemplar conceitos, critérios de cálculos, biografias e ser acompanhado de planilhas analíticas para que todas as informações consolidadas possam ser auditadas e utilizadas na base patrimonial das empresas.

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.