x

ARTIGO CONTÁBIL

Direito e contabilidade: parceria milionária na recuperação de créditos tributários

Leia neste artigo uma discussão sobre a parceria entre advogados e contadores na prática de recuperação de créditos tributários.

21/03/2022 13:30:01

20,6 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Direito e contabilidade: parceria milionária na recuperação de créditos tributários Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Atuando como intermediários na relação que se estabelece entre os contribuintes e Municípios, Estados, Distrito Federal e União, a performance dos profissionais de direito e de contabilidade se interligam ao lidarem com arrecadação de tributos e sua fiscalização. 

Diante de toda a complexidade, direito tributário e contabilidade tributária andam lado a lado quando o assunto é recuperação de créditos. São saberes distintos, porém muito próximos e conexos.

Sendo assim, a união da visão, do conhecimento e das práticas específicas de ambas as profissões tende a enriquecer o atendimento prestado ao empresário que busca por uma orientação profissional para a resolução de sua questão tributária.

Uma vez que o processo de restituição de créditos tributários é um assunto que, muitas vezes, os empresários desconhecem e não dominam devido à sua complexidade, estar sempre atualizado e mostrar conhecimento aprofundado é um chamariz para a captação de novos clientes e manutenção de parcerias.

Dentre as vantagens possíveis ao garantir aos clientes a resolução de problemas do trabalhoso, e muitas vezes confuso, sistema tributário brasileiro, estão a ampliação do seu atendimento e fidelização. Situação esta que, em consequência, interfere de forma positiva nos honorários. 

Trata-se de uma forma de conquistar e reter uma clientela, tendo como base a confiança e qualidade do serviço prestado. Não se trata apenas de atrair cada vez mais novos clientes, mas sim oferecer uma experiência de atendimento única e mantê-los satisfeitos.

Isso quer dizer que ao apresentar resultados positivos aos clientes, conquista-se, em consequência, a confiança deles, aumentando assim as chances da sua contratação para outros possíveis trabalhos relacionados.

Um exemplo é o acompanhamento e consultoria na própria questão de tributos obrigatórios com a finalidade de evitar futuros problemas. Desta maneira, o profissional estará com o cliente antes, durante e depois de todo o processo.

No mundo atual em que vivemos, no qual empresas e profissionais de todos os tipos estão em uma busca constante de redução de gastos, investimentos certeiros e aumento da lucratividade, contribuir com a recuperação de créditos tributários do seu cliente pode ser um diferencial para alavancar sua carreira. 

Ao desenvolver competências técnicas na recuperação de créditos tributários assegurados pela legislação, você tem a possibilidade de otimizar a questão financeira de quem o contrata e, ao mesmo tempo, adquirir confiança e experiência profissional.

Processo deve ser feito por especialistas habilitados 

Para que todo o procedimento seja realizado de maneira adequada, é preciso que ele seja efetivado por profissionais especializados em questões tributárias, uma vez que a metodologia é bastante minuciosa.

Estar por dentro de toda a legislação que assegura esse direito é importante para que você possa compreender todos os aspectos envolvidos e atuar com assertividade na questão de reaver os pagamentos cobrados e pagos de maneira inadequada.

Pode ser considerada também como uma prática que contribui para a sua imagem profissional, ao oferecer um serviço completo e de excelência para seus clientes, possibilitando, muitas vezes, o recebimento de valores significativos.

Sendo assim, o trabalho do profissional incumbido pela solicitação deve levar em consideração alguns fatores essenciais: a análise para descobrir a existência de tributos pagos indevidamente e a quantificação dos valores.

Nesse contexto, torna-se necessário também oferecer uma assessoria em todo o processo de compensação dos valores, de modo que o cliente se sinta seguro com os seus serviços prestados. 

Nosso artigo te ajudou? Restou alguma dúvida? Visite nosso Instagram e fique por dentro de todas as novidades e dicas.

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.