Dia 19 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, uma data que reforça a importância de valorizar, apoiar e impulsionar o protagonismo feminino nos negócios. O empreendedorismo feminino tem se tornado uma força transformadora na economia e segue em expansão. Segundo dados do Sebrae, o país já conta com mais de 10 milhões de mulheres empreendedoras, o que representa cerca de 34% de todos os donos de negócios.
Em um cenário predominantemente masculino, em que cerca de 80% dos profissionais de engenharia no Brasil são homens, segundo dados dos CREAs, a engenheira Priscilla Fernandes se destacou pela competência técnica, visão estratégica e postura firme, provando que liderança feminina também é sinônimo de resultado e inovação.
A engenheira Priscilla Fernandes, fundadora da Atto Service, transformou um negócio sem qualquer investimento inicial na empresa mais bem avaliada do setor no Brasil, com clientes como Grupo Globo, M. Dias Branco e Boticário. Com mais de 5 mil atendimentos no Rio de Janeiro, Curitiba e Espírito Santo, possui 60% das vendas vindas por indicação. À frente desse crescimento, Priscilla compartilha lições valiosas de liderança e empreendedorismo e complementa: “Aprenda a liderar com firmeza, isso não anula o carinho com o time. Como mulher, você vai precisar fazer um esforço maior do que o normal para que as pessoas te levem a sério. Por isso, não aceito ser apenas ‘boa’. Torne-se excelente. Seja firme nas decisões e lembre-se: ser respeitada é mais importante do que ser aceita.”
Setores promissores
O setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar segue liderando o faturamento no franchising brasileiro, sendo o segmento de maior receita do mercado de franquias. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o nicho movimentou R$18,289 bilhões no segundo trimestre de 2025, registrando uma alta de 12,5% em relação ao mesmo período de 2024.
A Dra. Carine Amaral e Dra. Vanessa Farias, sócias-fundadoras da Espaço Facial, rede de clínicas especializada em estética facial, destacaram que empreender vai muito além de produzir, é preciso ter estratégia e autenticidade. A Dra. Carine ressalta a importância de se aprofundar em precificação, negociação, marketing digital e nas conexões verdadeiras, para ampliar o olhar, fortalecer a postura e transformar uma boa ideia em um negócio consistente. Empreender no Brasil é desafiador, um dos meus conselhos mais precisos é sempre investir em capacitação, isso diferencia quem sobrevive de quem prospera. O conhecimento traz segurança para comunicar nosso valor.” pontua.
Para a Dra. Vanessa, o ponto principal para um negócio de sucesso é se destacar da multidão, entregar algo inédito e resolutivo, que faça a diferença no mercado e principalmente, na vida de cada consumidor. “Essa atitude capta clientes e escala a marca para posição de referência das demais.” conclui.
Impulsionado por mulheres que transformam desafios em oportunidades e constroem negócios criativos, o empreendedorismo feminino vem rompendo tabus e conquistando novos espaços em diferentes setores. "O Corre do MEI em 2024", estudo realizado pela plataforma MaisMei, destaca que as mulheres representam 43,7% dos Microempreendedores Individuais (MEIs) no Brasil. A pesquisa mostra ainda que a maior concentração está na faixa etária de 35 a 44 anos (31,7%), e a maioria delas empreende na região Sudeste (34%), seguida pelo Sul (20,8%) e pelo Nordeste (19,9%).
Fonte: Broto Comunicação












