x

SUBVENÇÕES

Subvenções: o que são e por que tanto se fala nesse assunto?

Você já ouviu falar de subvenções para investimento? Conheça um pouco sobre o assunto neste artigo.

29/04/2022 17:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O que são subvenções e por que tanto se fala nesse assunto?

Subvenções: o que são e por que tanto se fala nesse assunto? Pexels

As subvenções para investimento são benefícios tributários concedidos pelo Poder Público. O crédito presumido de ICMS, por exemplo, é uma subvenção para investimento estadual.

Por que tanto se discute a respeito das subvenções atualmente?

As empresas tributadas pelo lucro real podem deduzir as subvenções da base de cálculo do imposto de renda e da CSLL, o que gera economia tributária. Essa dedução, porém, é sujeita a algumas regras.

Porém, a Receita Federal não permite que todos os tipos de subvenção sejam deduzidos da determinação do lucro real, o que tem gerado inúmeras discussões judiciais.

Existe uma tese tributária a respeito das subvenções?

Sim. O STJ possui jurisprudência no sentido de que as subvenções não podem ser tributadas pelo IRPJ e pela CSLL, independentemente de qualquer requisito legal.

Decisões nesse sentido têm gerado benefícios econômicos para diversas empresas que sejam beneficiadas algum tipo de incentivo estadual de ICMS (subvenção).

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.