x

Previdência

Aposentadoria dos Profissionais da Saúde

Saiba como ficou a aposentadoria para os profissionais da saúde.

26/05/2022 17:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Aposentadoria dos Profissionais da Saúde

Aposentadoria dos Profissionais da Saúde PxHere

Você, profissional da #saúde, sabe se foi atingido pela reforma da previdência?

 

O profissional da saúde que atua em contato com agentes nocivos a saúde, tais como vírus, bactérias, parasitas, fungos e bacilos, faz jus a #aposentadoria #especial, é o caso de #médicos, #enfermeiros, #técnicos e #auxiliares de #enfermagem, entre outros.

 

E como ficou a regra antes e depois da reforma da previdência?

 

Aqueles que atingiram 25 anos de contribuição até o dia 12/11/2019, ou seja, antes da reforma, podem se aposentar pelas regras antigas, que não estabelecia idade mínima como critério, e receber 100% do salário de benefício.

 

Para os segurados que não cumpriram, temos a regra de transição que exige 86 pontos.

 

Para completar os pontos é necessário preencher o tempo mínimo de contribuição e o restante completar com idade.

 

E para quem vai começar a contribuir com o INSS após a reforma, é exigido 25 anos de tempo de contribuição na atividade, mais 60 anos de idade.

 

E a conversão do tempo especial em comum, é ainda possível?

 

O profissional de saúde que já estava filiado ao INSS antes da reforma, tem a possibilidade de converter o tempo especial em comum, e ainda se desempenhou outra atividade laborativa, somar a este.

 

Mas fazer essa conversão é vantajoso? Depende de cada caso, o aconselhável é consultar um profissional especializado para ter orientações de como conseguir a melhor aposentadoria.

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.