x

MONITORAMENTO

Mais da metade dos funcionários entrevistados afirmam ser monitorados no trabalho

Em nova pesquisa global do Capterra, porcentagem brasileira se mostrou mais alta do que em países como Alemanha e Canadá.

31/05/2022 18:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Trabalho: mais da metade dos funcionários entrevistados afirmam ser monitorados

Mais da metade dos funcionários entrevistados afirmam ser monitorados no trabalho Pexels

Alguns trabalhadores brasileiros indicam ter suas atividades laborais sob vigilância de suas empresas. Pelo menos é o que mostra nova pesquisa do Capterra, plataforma de comparação de softwares, que entrevistou 706 funcionários e, a partir de suas respostas, descobriu que 55% são monitorados pelos seus empregadores. Na Alemanha esse percentual chega a 22% e no Canadá, 35%. 

E isso nem parece ser novidade: 40% dos entrevistados brasileiros disseram que sua empresa já utilizava programas de monitoramento de funcionários antes das restrições decorrentes da pandemia de COVID-19 serem instauradas.

Apenas 15% disseram que a empresa implementou depois do endurecimento das restrições por conta da crise sanitária, quando muitas pessoas migraram para o regime de home office.

O levantamento foi realizado entre os dias 11 e 16 de fevereiro, contando com a participação de profissionais de empresas de todo o país. 

As três principais atividades monitoradas pelas empresas brasileiras, de acordo com os trabalhadores, são:

  1. Controle de presença (73%)
  2. Gerenciamento da carga de trabalho (51%) 
  3. Gestão de tempo (47%)

"Uma vez que a legislação determina às empresas o controle da jornada de trabalho, parece não surpreender que a principal ferramenta de monitoramento de funcionários esteja relacionada ao controle de presença", explica a analista responsável pelo estudo Marcela Gava. 

A maioria dos funcionários que são monitorados acreditam que suas empresas implementaram esse tipo de ferramenta para melhorar a produtividade (56%), o que pode estar conectado à disseminação do uso de softwares de produtividade, que aparecem em segundo e terceiro lugar entre as atividades mais rastreadas.

E, com essa nova maneira de trabalhar, os funcionários se sentiram acuados pela empresa para aceitar o monitoramento? 

Ao que os dados mostram, a maioria (63%) não sentiu nenhum tipo de pressão para aceitá-lo.

Empresas brasileiras optam pela transparência ao comunicar funcionários sobre o monitoramento

Informar os empregados da situação é uma etapa importante da implementação do sistema de monitoramento de funcionários, e as empresas têm se mostrado cientes da questão. Isso porque 91% das pessoas ouvidas disseram que foram avisadas da vigilância, de alguma maneira, por seus empregadores.  

Apenas 8% dos entrevistados não receberam nenhum tipo de informação sobre o monitoramento. Ainda assim, esse número está abaixo do percentual de países como a França, em que 17% dos funcionários relataram não terem sido avisados do sistema de vigilância.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.