x

APOSENTADORIA

O que pode fazer toda diferença na sua aposentadoria?

Saiba o que não pode ficar de fora na hora da aposentadoria.

08/06/2022 17:00:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Aposentadoria: o que pode fazer diferença?

O que pode fazer toda diferença na sua aposentadoria? Pixabay

A aposentadoria é o momento que muitos aguardam ansiosamente para poder desfrutar de mais lazer e ter uma vida mais tranquila.

A reforma trouxe diversas mudanças, e poucas delas benéficas ao trabalhador, como por exemplo, o fim da aposentadoria por tempo de contribuição (falaremos sobre isso em outro artigo). 

Para que sua aposentadoria não fique tão distante, vim te dar algumas dicas de ouro que vão te ajudar.

  • 1. Não deixe para conferir os valores e o cumprimento dos requisitos na última hora, quanto antes você simular as regras, mais tempo para se programar, e constatar se seu extrato de contribuições está certinho lá na base de dados do INSS.
  • 2. Todo #trabalho conta, não deixe de fora aquele período reconhecido em Justiça do Trabalho, nem o período #rural. Todos eles podem fazer com que sua #aposentadoria chegue mais cedo.

E se trabalhou sem registro em algum período, fique calmo, pois mesmo sem poder receber valores é possível ter o reconhecimento de vínculo através de ação judicial. 

  • 3. Saiba se exerceu alguma atividade com direito a contagem especial. Muitas pessoas se quer sabem que já trabalharam em atividades sujeitas a aposentadoria especial, em especial aquelas exercidas antes de 1995.

O reconhecimento de atividade especial até 1995 se dá pelo enquadramento na categoria, e mesmo que a empresa tenha sido extinta em possível obter este reconhecimento.

A aposentadoria especial reflete positivamente no tempo de contribuição, o que com que o valor da aposentadoria fique maior.

Garanta a melhor aposentadoria, faça já a contagem de seu tempo.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.