x

ARTIGO CONTÁBIL

Por que atuar com recuperação tributária é a forma mais rápida para se destacar no mercado?

Neste artigo, o especialista explica de que maneira a recuperação tributária pode fazer com que o profissional ganhe visibilidade no mercado.

27/06/2022 13:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Recuperação tributária: como ganhar destaque atuando na área?

Por que atuar com recuperação tributária é a forma mais rápida para se destacar no mercado? Pexels

Dar atenção aos processos de tributos que devem ser pagos é importante não só para pessoas físicas, mas também para as empresas.Mas o que acontece é que muitas pessoas não sabem quais regras devem ser cumpridas, por isso, contar com profissionais que entendam sobre essas questões é o ideal.

O que significa recuperação tributária?

Antes de falarmos dos benefícios que envolvem a atuação de profissionais com a recuperação tributária, vamos entender o que isso significa. Para que você consiga realizar o pagamento de impostos da maneira correta, é preciso entender todas as regras que envolvem esse processo. O contribuinte paga impostos para os órgãos públicos. O crédito tributário funciona como um crédito dos impostos pagos, mas é comum acontecer do contribuinte pagar o imposto de forma indevida. 

Com isso, existe a recuperação tributária, que funciona como uma devolução de todos os valores dos tributos que foram pagos de forma incorreta. 

Como funciona essa recuperação?

A recuperação tributária funciona a partir da execução de processos administrativos. 

Com ela, é possível que haja devolução de valores que foram pagos de forma indevida a partir de compensação de crédito tributário ou restituição.

Na restituição, o valor é devolvido em dinheiro, fazendo com que o pagamento seja feito diretamente para o contribuinte. Na compensação, o contribuinte pode utilizar esse crédito para ser abatido em futuros impostos que deverão ser pagos.

Esses processos não acontecem de forma automática, e é preciso que haja uma manifestação do contribuinte para que a recuperação tributária seja feita.

Por isso, contar com um profissional que atue nessa área é extremamente importante, não só para evitar que erros aconteçam na hora do pagamento de impostos, mas principalmente auxiliar no processo de recuperação tributária.

Vantagens de atuar nessa área

A atuação na recuperação tributária pode fazer com que você consiga se destacar no mercado de trabalho de maneira mais rápida. 

Isso porque, a grande maioria das empresas, hoje em dia, não paga os impostos ou fazem isso de maneira incorreta, fazendo com que o auxílio, por parte desses profissionais, seja essencial.

Os profissionais que atuam na recuperação tributária ajudam a criar um equilíbrio financeiro e um bom planejamento para a empresa.

Com essa recuperação, o setor financeiro da empresa pode ser restabelecido, aumentando seus lucros e investindo em outros setores.

A recuperação tributária também auxilia na regularização da situação fiscal da empresa e, quando essa contratação é feita, os profissionais se destacam no mercado a partir do bom atendimento e da solução dos problemas apresentados pelos clientes.

Agora que você entendeu como funciona essa atuação e como ela pode ser importante para que você consiga se destacar no mercado, se especialize na área e busque por conhecimentos atuais sobre o setor.

Assim, você consegue oferecer serviços de qualidade para os seus clientes e estar sempre atualizado sobre as questões tributárias. 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.