x

ARTIGO CONTÁBIL

Como promover a diversidade em escritórios de contabilidade?

Entenda a importância da inclusão da diversidade nas organizações contábeis

05/07/2022 13:30:01

5,2 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Como promover a diversidade em escritórios de contabilidade? Pexels

Segundo um estudo da Accenture de 2018, empresas inclusivas e diversas são 11 vezes mais inovadoras, além disso, equipes diversas são mais criativas. Assim, observa-se os impactos positivos, sociais e econômicos da inclusão da diversidade nas organizações.

É notável que cada pessoa é única, com suas características pessoais, seja em relação a diversidade étnico-racial, orientação afetiva e/ou sexual, identidade de gênero, idade, dentre tantas outras características. 

O fato é que, em relação a área contábil, desde o passado até os dias atuais, ainda há uma visão estereotipada e preconceituosa acerca do “padrão ideal” do profissional contábil, referente ao contador homem, branco, cisgênero, heterossexual e sem deficiência.

Diante do exposto, destaca-se que todas as pessoas que não correspondem com esse “padrão ideal”, podem sofrer algum tipo de preconceito e dificuldades para se inserirem em escritórios e departamentos de contabilidade e no ensino contábil, tanto na graduação, mestrado, doutorado, quanto na docência universitária em Ciências Contábeis.

Portanto, entender a realidade da área contábil e os reflexos da interseccionalidade na profissão é o primeiro passo para a inclusão da diversidade nas organizações contábeis.

É importante questionar os espaços contábeis na atualidade, por exemplo: no seu escritório de contabilidade há pessoas negras, trans ou Pessoas com Deficiência (PcD)? Há equidade salarial entre gêneros que ocupam cargos semelhantes?

Para além da inclusão por meio da contratação, é preciso haver ações empresariais voltadas para a permanência dessas pessoas nos escritórios de contabilidade, por meio  de cursos de capacitação, treinamentos, planos de carreira, bem-estar desses profissionais, além de capacitar toda a equipe em relação à importância da inclusão e o respeito à diversidade.

No LinkedIn, por exemplo, é possível entrar em contato com pessoas trans que prestam serviços de consultoria e palestras sobre Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI).

Há empresas de consultoria de Recursos Humanos, focadas na diversidade Étnico-Racial, atuando de forma plural para valorização da diversidade, inclusão, retenção e ascensão de profissionais negros e afrodescendentes, como a EmpregueAfro, por exemplo.

Em relação às pessoas trans, contadores e contadoras podem entrar em contato com a TransEmpregos, que é o maior banco de talentos de profissionais trans do Brasil, cadastrando seus escritórios de contabilidade para oferecerem vagas de trabalho para pessoas trans, de maneira gratuita.

Além disso, é importante acompanhar as atividades das Comissões de Diversidade dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC) que estão atuando com ações voltadas para a inclusão da diversidade na área contábil.

Oportunidades transformam vidas! Faça parte desse processo de inclusão com respeito, suporte e acolhimento!

Grande abraço. 

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.