x

ARTIGO CONTÁBIL

Práticas profissionais inclusivas para escritórios de contabilidade

Entenda como melhor atender seus clientes diversos.

19/07/2022 13:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Escritório de contabilidade: práticas profissionais inclusivas

Práticas profissionais inclusivas para escritórios de contabilidade Pexels

Você sabia que a forma de se comunicar e a linguagem utilizada nesse processo pode ser inclusiva ou excludente? Ou seja, pode incluir ou excluir pessoas. Por exemplo, se você está atendendo uma cliente do seu escritório de contabilidade com pronomes masculinos, a comunicação está sendo excludente, e ela pode se sentir desconfortável, pois o recomendável, nesse exemplo, é a utilização de pronomes femininos ou uma comunicação sem marcadores de gênero. 

Nesse sentido, é importante utilizar uma linguagem inclusiva, respeitosa e acolhedora, nos diversos meios de comunicação, seja no e-mail, WhatsApp e até mesmo no atendimento presencial, considerando que as pessoas são diversas e possuem características pessoais únicas que devem ser respeitadas. 

Um exemplo excludente no contexto da profissão contábil são os posts no Instagram de escritórios de contabilidade, que utilizam apenas imagens e textos direcionados ao homem, ao masculino, o que reforça o estereótipo do “profissional ideal” e o machismo na área contábil. 

Assim, uma mídia social empresarial que possui somente uma única imagem pautada no “padrão” (contador e empresário homem branco cisgênero heterossexual), indica falta de práticas inclusivas e ações que reforcem a importância da representatividade.

Portanto, diante do exposto, observa-se a relevância da mudança dos padrões comunicativos visuais e textuais, transformando a comunicação com/para diversidade de pessoas, seja em relação a identidade de gênero, orientação afetiva e/ou sexual, étnico-racial, dentre tantas outras características. 

Empresárias e empresários, para além das suas atuações profissionais/empreendedoras, são pessoas que possuem características pessoais, histórias de vidas, trajetórias que antecedem o primeiro atendimento no balcão físico ou virtual do escritório de contabilidade. 

Considerando que no primeiro contato com a pessoa (cliente) é difícil saber as particularidades de cada indivíduo, a melhor alternativa é sempre proporcionar ao cliente um ambiente respeitoso e acolhedor. 

Assim, se você desconhece a melhor forma de iniciar um diálogo com clientes Travestis/Transexuais/Transgêneros (Trans), por exemplo, compartilho duas sugestões para que a comunicação possa ser inclusiva desde o primeiro contato:

  1. Inicie a comunicação evitando utilizar marcadores de gênero, e na sequência, preste atenção no pronome que a pessoa (cliente) irá utilizar para se referir a si mesma;
  2. Na dúvida, pergunte para a pessoa quais são os pronomes que prefere que você utilize, para então você conseguir se comunicar com a pessoa (cliente) utilizando os pronomes corretos. Exemplo: “Quais são seus pronomes?” “Como eu posso te chamar?”. 

Respeitar os pronomes e o Nome Social das pessoas trans é de suma importância, considerando que pessoas trans podem ser clientes do seu escritório de contabilidade. 

São práticas que podem parecer simples, mas que fazem toda diferença, pois carregam consigo o respeito, empatia e acolhimento.

Espero que esse artigo possa lhe ajudar!

Grande abraço.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.