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GERENCIAMENTO

Métricas e indicadores de desempenho

Neste artigo, a especialista explica a importância que o empreendedor deve dar aos números do seu negócio para, então, traçar objetivos, métricas e metas.

29/07/2022 17:30:01

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O que não se mede, não se gerencia

 Métricas e indicadores de desempenho Pexels

Todo empreendedor precisa conhecer os seus números para que seja possível traçar objetivos, monitorar métricas de desempenho e estipular metas a serem alcançadas.

Existem várias ferramentas que podem auxiliar o profissional nessa transição de contador para empresário contábil, e uma delas é o KPI - Indicadores-Chave de Desempenho, métricas que monitoram a performance.

De uma forma geral temos:

  • Objetivos: a direção que a empresa deseja seguir. Visam crescimento, mudança ou inovação.
  • Métricas: monitoram desempenho em diversas áreas. Medem crescimento e qualidade.
  • Metas: o nível de desempenho que queremos alcançar para uma métrica.

Exemplo:

  • Objetivo: Tornar-se lucrativa.
  • Métricas: ROI e Lucro
  • Metas: 1.50 e R$ 100.000,00

KPI - Indicadores-Chave de Desempenho

Os indicadores utilizam dados para medir a performance e são essenciais para qualquer empresa. 

Eles te dizem que algo está acontecendo, mas elas não te dizem o porquê. Apenas fornecem condições para que uma análise seja realizada. 

KPIs são métricas que monitoram o desempenho e geralmente são alcançadas com operações de rotina.

Podem medir qualidade

KPI da equipe de marketing para acompanhar os leads (novos clientes em potencial) com meta de 50 por mês. 

Se em determinado mês a quantidade de leads for 50 ou acima, a meta do KPI foi atingida e nada precisa ser feito. Porém, se os novos leads caírem para menos de 50, liga-se um alerta de que é preciso melhorar a geração de leads.

Ou podem medir Crescimento

KPI para acompanhar a receita mensal. A meta é que a receita sempre cresça com o tempo. Se uma empresa estiver com a receita diminuindo, uma meta de receita será necessária.

Vantagens

  • Você terá uma visão geral do desempenho do negócio;
  • Contribui para o planejamento estratégico comercial e revisão de metas;
  • Potencializa as ações que resultam em mais receitas;
  • Atrai potenciais investidores para o seu negócio.

Mas o que eu devo monitorar?

Existem vários exemplo de KPIs, como:

  • CAC - Custo de Aquisição do Cliente: o valor de quanto a sua empresa investe para conquistar novos clientes. Na prática: eu tenho R$ 5 mil por mês para angariar novos compradores e consigo 10 novos clientes. O meu CAC é de R$ 500.
  • Ticket Médio: um indicador de desempenho essencial que fornece o valor médio de vendas por cliente. Na prática: para calcular o ticket médio, basta dividir o faturamento total pelo número de vendas no período.
  • LTV - Life Time Value: o valor de um cliente para uma empresa durante o relacionamento com o seu negócio. Na prática: multiplique o valor do ticket médio pela repetição média das vendas anuais. O total deve ser multiplicado pelo tempo.

Você também pode utilizar o Balanced Scorecard (BSC) para ajudá-lo a encontrar os KPIs ideias a serem monitorados.

O BSC é um modelo de gestão estratégica que vai além dos indicadores financeiros e contábeis. Esse sistema mede o desempenho de forma mais abrangente sob quatro perspectivas que devem estar equilibradas: financeira, cliente, processos internos e aprendizado e crescimento.

Existem muitos KPIs, mas você deverá selecionar apenas aqueles que fazem sentido para o seu negócio e que serão possíveis de serem alimentados e acompanhados ao longo do tempo, trazendo clareza dos números e direcionamento para as ações necessárias.

Vocês têm a métrica certa?

Por: Marceli Fonseca, contadora, empresária contábil há 20 anos na ContControl Assessoria Contábil, formada em Ciência da Computação, especialista em Gestão Tributária e Gestão Financeira, atuando com empresas de grande porte com foco em supermercados. Tem como missão unir tecnologia, contabilidade e gestão para alavancar empresas.

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