x

ARTIGO CONTÁBIL

Top 10 empresas mais diversas e inclusivas do mundo

Neste artigo, conheça as 10 empresas que possuem maior destaque em ações voltadas à inclusão da diversidade nas organizações.

02/08/2022 13:30:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
As 10 empresas mais diversas e inclusivas do mundo

Top 10 empresas mais diversas e inclusivas do mundo Pexels

É notável a importância da inclusão de pessoas diversas nas organizações. Segundo um estudo desenvolvido pela Accenture em 2018, equipes diversas são mais criativas e inovadoras.

Além disso, uma empresa inclusiva e que respeita a diversidade dos profissionais, oferece liberdade para criatividade e flexibilidade de trabalho. 

Em 2021, a Refinitiv divulgou uma lista das 100 empresas mais diversas e inclusivas do mundo. Dentre as organizações presentes, 2 empresas são do Brasil (Tim SA em 19º e Fleury SA em 77º). 

No top 10, estão, respectivamente, Gap Inc (EUA); Royal Bank of Canada (Canadá); Accenture Plc (Irlanda); Owens Corning (EUA); Allianz SE (Alemanha); BlackRock, Inc. (EUA); Enel S.p.A. (Itália); Coca Cola HBC AG (Suíça); Kering SA (França); Marriott International Inc (EUA). 

Das 100 empresas do ranking desenvolvido pela Refinitiv em 2021, 25 estão localizadas nos EUA, nove no Reino Unido, seis na Alemanha, seis na Austrália, seis na Itália, cinco na África do Sul e cinco no Canadá. 

Além disso, destaca-se que estas 100 empresas mais diversificadas e inclusivas estão localizadas em 29 países. 

A metodologia utilizada pela Refinitiv para mensurar a pontuação de cada empresa em Diversidade e Inclusão (D&I), está associada a 24 métricas em quatro pilares principais, sendo:  pilar da diversidade, da inclusão, do desenvolvimento de pessoas e de notícias e controvérsias.

1) Pilar da diversidade: baseia-se em métricas como a diversidade cultural do Conselho, diversidade de gênero do Conselho e a presença de mulheres em cargos de liderança; 

2) Pilar da inclusão: são analisados os fatores como o horário de trabalho flexível, serviços de cuidados do dia a dia e a presença de colaboradores com deficiências;

3) Pilar do desenvolvimento de pessoas: baseia-se em marcadores de desenvolvimento de carreira como uma promoção interna, treinamento de gestão e satisfação dos (as) funcionários (as);

4) Pilar de notícias e controvérsias: marca controvérsias sobre o nível de diversidade e oportunidade das empresas e sobre salários ou condições de trabalho.

Diante do exposto, observa-se a importância das Microentidades e das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) da área contábil observarem as métricas utilizadas pelas grandes empresas, voltadas para D&I, e buscarem adaptá-las dentro do contexto de cada organização contábil, por meio de ações inclusivas, treinamentos em diversidade, contratação de pessoas diversas, atendimentos inclusivos, dentre tantas outras formas, baseadas nos pilares apresentados.

Por fim, segundo a Refinitiv, as práticas de diversidade e inclusão na força de trabalho são cada vez mais importantes para garantir que um amplo leque de conhecimentos, experiências e inovações cheguem à organização e aos seus processos de tomada de decisão.

Fonte: REFINITIV (2021).

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.