x

FINANÇAS

Dicas para se tornar um Jedi nas Finanças

O conhecimento dos heróis de Star Wars pode ser aplicado também nas nossas finanças pessoais. Afinal de contas, para lidar com dinheiro também é preciso muita ordem, calma e sabedoria, características básicas de todo bom cavaleiro Jedi.

04/08/2022 19:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Jedi nas Finanças: saiba como se tornar

Dicas para se tornar um Jedi nas Finanças Jakson Martins

No universo de Star Wars, criado em 1977 por George Lucas, os Jedi são uma ordem de guerreiros e estudiosos da Força que utilizam o lado da luz para manter a ordem e a paz na galáxia.

Ao longo dos filmes da franquia, os Jedi são retratados como pessoas inteligentes e justas, sempre fornecendo conselhos que ajudam os heróis nas suas jornadas. Entretanto, o que muitas pessoas não percebem é que esse conhecimento dos Jedi também pode ser aplicado no mundo real, especialmente nas nossas finanças pessoais. Afinal de contas, para lidar com dinheiro também é preciso muita ordem, calma e sabedoria, características básicas de todo bom cavaleiro Jedi.

Assim, vamos abordar nesse texto algumas lições de finanças pessoais que podemos aprender com esses personagens de uma galáxia muito, muito distante:


Pague as suas dívidas o mais rápido possível

Nem mesmo Han Solo (que apesar de não ser um Jedi, é um dos personagens mais queridos da franquia) conseguiu escapar das suas dívidas e de seus credores. Já no primeiro filme da trilogia clássica, descobrimos que ele deve uma quantia considerável a Jabba, o Hutt, um dos mais perigosos criminosos do longínquo planeta Tatooine. No segundo filme, ao não conseguir quitar a sua dívida, Han Solo acaba sequestrado e congelado, até ser resgatado por Luke Skywalker e seus amigos em “O Retorno de Jedi”.

Na sua vida pessoal, provavelmente você não vai ser procurado por um caçador de recompensas intergaláctico caso não quite as suas dívidas. No entanto, ficará a mercê de juros, multas e poderá ter os seus bens congelados (ainda que não seja em carbonita, como no caso de Han Solo). E não se engane, muitas vezes os bancos podem ser até mais cruéis do que Boba Fett.

Assim, o melhor a ser feito é evitar ao máximo as dívidas, especialmente aquelas com juros maiores, como as de cartão de crédito ou cheque especial. É claro que alguns débitos são praticamente inevitáveis ao longo da vida. Afinal de contas, muitas pessoas fazem financiamentos para comprar a casa própria ou mesmo para adquirir um carro para trabalhar. No entanto, é importante colocar tudo na ponta do lápis para que não estoure o seu orçamento e, sempre que possível, se programar para ir amortizando esses débitos o quanto antes.

Estudos mostram que, por exemplo, em um financiamento imobiliário de 30 anos, você pode economizar cerca de 70% nos juros totais se conseguir antecipar a amortização das parcelas todos meses.

A pressa e a ambição podem levar ao lado sombrio 

Em “O Império Contra-ataca”, ao ter uma premonição de que os seus amigos estavam em perigo, Luke Skywalker decide interromper o seu treinamento Jedi com Mestre Yoda e parte para tentar salvá-los. Antes de ir embora, no entanto, o jovem aprendiz é alertado sobre os perigos da pressa e da ambição. Segundo Mestre Yoda, não fazer as coisas da maneira correta e buscar atalhos podem levar ao lado sombrio da Força.

Posso não ser nenhum mestre Jedi como o Yoda, mas atuando há anos como instrutor financeiro, já vi muitas pessoas se perderem para o lado sombrio por pressa ou ambição. Especialmente com o avanço das redes sociais, vemos muitas pessoas caindo em esquemas de pirâmide ou perdendo dinheiro com cursos e esquemas de influenciadores que prometem riquezas e fortunas, mas que, muitas vezes, só trazem prejuízos e perdas. São falsas promessas e ilusões, não muito diferentes do que Darth Vader tenta fazer com Luke, ao seduzi-lo para o lado sombrio.

Investimento leva tempo e consistência. É ilusório achar que você vai investir R$ 1.000,00 em uma ativo hoje e, magicamente, virar milionário em menos de um ano. Para alcançar o sucesso financeiro, você precisa criar um hábito de investir todos os meses, buscando investimentos que te trarão o melhor retorno, mas sem achar que dá para ficar rico do dia pra noite com algum esquema fácil.

Procure o conhecimento antes de se arriscar

Após quase ser derrotado por Darth Vader devido a sua pressa em enfrentá-lo sem o devido preparo, Luke decide estudar e treinar para se tornar um verdadeiro mestre Jedi antes de confrontar o lado sombrio novamente.

Apesar de isso não ser mostrado diretamente nos filmes, as obras do universo expandido (livros, quadrinhos, séries e animações) de Star Wars mostram que Skywalker passou anos estudando e treinando sobre a Força e os ensinamentos Jedi.

No mundo das finanças, você também precisa estar preparado antes de tomar grandes riscos. Existem investimentos que são altamente seguros (como a poupança ou o tesouro direto, por exemplo). No entanto, quando você já possui a sua reserva de emergência e passa a querer arriscar um pouco mais, seja investindo em ações, Day Trade, ou outro ativo de alto risco, é necessário se preparar antes.

Existe uma grande variedade de materiais para estudo na internet, muitos deles disponibilizados gratuitamente. Vale a pena gastar um tempinho lendo e estudando antes de se arriscar.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.