Muitas vezes tomamos conhecimento de uma sistemática que pode beneficiar o dia a dia profissional por acaso. Logo surge o desejo ou a necessidade de implantá-la em nosso processo produtivo, o que normalmente esbarra com a rejeição das pessoas envolvidas. O que fazer? Qual é a fórmula que as empresas adotam para obter sucesso? É necessário seguir algumas etapas e a primeira delas deve ser assumida pelo principal interessado no assunto. Ou seja, você.
Conhecimento - Conhecer não é apenas ter uma vaga noção dos resultados apresentados em outra empresa, mas colher informações profundas sobre a metodologia. Invista o tempo que for preciso neste propósito, que pode ter início com uma conversa com o empresário ou responsável pela implantação da sistemática. Saiba como tudo aconteceu. Talvez seja necessário ler um livro ou participar de um treinamento em busca de mais subsídios e, neste caso, aproveite e convide alguns colaboradores para acompanhá-lo. Mas lembre-se: sua participação é indispensável. Tão logo você possua todas as informações e esteja convicto de que a metodologia é importante e vai trazer benefícios para a empresa vá para o segundo passo.
Planejamento - Planeje com detalhes a implantação da sistemática e se houver necessidade contrate um profissional para auxiliá-lo. Identifique as dificuldades a ser vencidas, indique o responsável de cada etapa e defina prazos.
Parceria - Venda as ideias de forma positiva para conquistar colaboradores parceiros, ao invés de colaboradores adversários, o que é bastante comum. Demonstre claramente os benefícios que deverão ser conquistados com o envolvimento de todos. Antecipe a possibilidade de surgirem dificuldades e cultive a união de todos como antídoto para enfrentar as tempestades. Crie o hábito, durante e após a implantação, de promover reuniões de reavaliação da metodologia e também dos resultados conquistados. Explicite o contentamento pelas etapas vencidas e, acima de tudo, valorize a equipe.
Na minha empresa contábil foi testada a base da metodologia de precificação e controle dos serviços contábeis, que depois se transformou no software “PC Contábil” e no livro “Honorário Contábeis”, editado e comercializado em parceira com o Sescap-PR. O sucesso deste trabalho só foi possível graças ao empenho dos colaboradores da Dygran Contabilidade em aceitar o desafio. Todos se tornaram grandes parceiros, motivo pelo qual registro aqui o meu agradecimento.