x

REDES SOCIAIS

Brasileiros checam as redes sociais com mais frequência do que outras nacionalidades

Nova pesquisa do Capterra mostra brasileiro como "o mais conectado" às redes sociais e confirma o WhatsApp como a plataforma mais popular no País

05/08/2022 17:30:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Redes sociais: brasileiros checam mais do que outras nacionalidades

Brasileiros checam as redes sociais com mais frequência do que outras nacionalidades Pexels

Um estudo inédito realizado pelo Capterra, concluiu que 4 de cada 10 entrevistados (41%) acessam suas redes sociais mais de 10 vezes por dia. Trata-se do país com a maior frequência entre os outros analisados: México (31%), Reino Unido (17%), França (14%) e Espanha (13%).

Dividindo esses por faixa etária, o estudo descobriu que, no Brasil, as pessoas entre 26 e 35 anos são as que mais acessam nessa frequência (35%), seguida da faixa de 36 e 45 anos (22%). 

O levantamento online entrevistou 1.024 brasileiros de diversas regiões do Brasil no período de 20 a 28 de abril de 2022, com idade entre 18 e 75 anos. Essas pessoas deveriam ser usuários regulares de redes sociais e realizar pelo menos um compra online a cada seis meses.

A pesquisa traz à tona uma preocupação dos especialistas da área de saúde mental quanto às consequências do uso excessivo das redes sociais. Estudos relatam que durante e pós o período pandêmico, houve uma piora da saúde mental dos brasileiros.  

Um exemplo é a pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) de 2021 que mostrou que, de uma lista de onze países, o Brasil lidera com mais casos de ansiedade (63%) e depressão (59%), seguido, respectivamente, da Irlanda e dos Estados Unidos. 

"Muitas pessoas são atraídas pelo uso frequente – quase viciante – da mídia social porque ela ativa substâncias químicas cerebrais que aguçam a sensação de “quero mais”, destaca o médico, diretor científico da Associação Americana de Psicologia (APA), em entrevista à CNN Brasil, Mitch Prinstein.

As redes sociais mais usadas pelos entrevistados brasileiros

Sem muitas surpresas, o WhatsApp aparece como a rede social mais usada por aqui, já que 98% dos entrevistados pelo Capterra disseram fazer uso da plataforma.

No entanto, a pesquisa apresentou um dado interessante: 57% dos entrevistados brasileiros disseram que são usuários do Telegram.

Em comparação aos outros países participantes do estudo, a utilização do aplicativo não chega nem na metade dos respondentes: Espanha (37%), México (36%), França (10%) e Reino Unido (8%).

Outros aplicativos que têm forte penetração entre os brasileiros, segundo o estudo, são Instagram (91%) e Facebook (89%). A ordem ocupada nesse ranking pode surpreender e tem uma explicação. De acordo com um levantamento da Emplifi, em 2021, houve um aumento de audiência e de engajamento no Instagram.

“O estudo mostrou ainda que os usuários empregam essas redes sociais para enviar mensagens ou verificar atualizações de amigos, família e grupos, desbancando atividades como seguir influenciadores ou celebridades”, afirma a analista de conteúdo do Capterra, Marcela Gava. 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.