x

ARTIGO TRABALHISTA

Coibindo o errado punindo o correto

Neste artigo, o autor critica a vedação do pagamento de determinados benefícios em dinheiro.

12/08/2022 13:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Coibindo o errado punindo o correto

Coibindo o errado punindo o correto Foto: Ana Volpe/Agência Senado

Em matéria de custeio previdenciário existe uma presunção quase absoluta: se um benefício é pago em dinheiro, possui natureza remuneratória.

Não é por outro motivo que o legislador, sempre que possível, busca vedar o pagamento em dinheiro. A exemplo  do que já ocorreu com o vale-transporte e, mais recentemente, com o vale-alimentação (Lei n. 13.467/2017).

Com todo respeito aos que pensam de maneira diversa, não há fundamento que justifique a definição da natureza de um pagamento a partir da forma adotada para a sua realização. 

O Supremo Tribunal Federal (STF) há muito tempo decidiu, no caso que tratava da concessão do vale-transporte em dinheiro, que nenhuma norma pode vedar a circulação natural da moeda.

A contrário senso, porém, não podemos nos esquivar da problemática apresentada pelos órgãos fiscalizadores, no sentido de que cabe à empresa utilizar meios de prova capazes de garantir que o benefício pago em dinheiro não foi desvirtuado.

A questão se justifica pelo reiterado mau uso dos benefícios pelas empresas e pelos trabalhadores. 

Todavia, ao invés de se criarem mecanismos que atribuam validade e segurança, se opta pelo caminho mais fácil - a proibição da prática, o que onera as empresas (que são obrigadas a contratar intermediários para a concessão de benefícios, encarecendo-os).

A falta de confiabilidade, para não dizer maturidade, traz ônus à sociedade. 

Será que somos capazes de evoluir? Eu acredito que sim

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.