x

Profissão: Empresário Inspirador

08/03/2006 00:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Profissão: Empresário Inspirador

Com o passar do tempo, o amadurecimento vem, e só com ele aceitamos uma verdade, embora para alguns ela seja cruel e incômoda: - o empresário depende dos seus colaboradores. São os profissionais de excelência, aqueles altamente qualificados, capacitados e comprometidos com a empresa, em suas diferentes frentes de trabalho, que fazem os resultados se concretizarem. O diferencial no resultado final depende da maneira como eles fazem e o grau de empenho com que se dedicam.

Todo e qualquer empresário com visão empreendedora sabe muito bem disso. A divergência é mínima quanto à necessidade de garantir o comprometimento dos colaboradores para se atingirem objetivos expressivos de negócio. Onde há menos consenso é quanto à maneira de conquistar esse tão valioso comprometimento.

Infelizmente, o que presencio é o elementar controle por meio de recompensas e punições. Muitos colaboradores ficam em situações tão delicadas, que não têm outra opção senão cooperar para garantir sua sobrevivência. Esse controle austero gera temor e, pelo menos em tese, obediência pela intimidação. Se optarmos por essa conduta retrógrada, teremos cada vez mais um distanciamento entre líder e liderado. Intimidar o colaborador para assegurar sua submissão não funciona, pois o resultado é o não comprometimento com objetivos e resultados.

Lembre-se que ao intimidar alguém, o potencial espontâneo dele será limitado. ou pior, totalmente distorcido. Tal fato gera ressentimento e um coração dividido ou restringido, que dificilmente produzirá excelência. Pessoas que passam por anos de intimidação, por maior que seja o controle, o ressentimento acabará vazando de alguma forma, e causando danos. Há um ditado muito inteligente e vem ao encontro do tema abordado: "Lealdade forçada não é lealdade".

É assustador saber que muitas pessoas acabam se acostumando com essa forma de intimidação, assumindo uma postura de impotência e submissão. O pior é que nós, muitas vezes por impaciência ou por falta de dedicação para conhecer, explorar e desenvolver o ser humano, acabamos por contribuir para essa mediocridade e "miséria motivacional". É muito mais fácil bater, requer menos trabalho e inteligência.

Ao contrário de intimidar, procure inspirar. Porque, ao contrário da intimidação, a inspiração libera e conduz o colaborador a realizações extraordinárias. Para inspirar alguém é preciso conhecê-lo, ouvi-lo, interessar-se por seus sonhos. Isso dá trabalho! Mas acredite, é extremamente compensador. Proporcione ao seu colaborador a oportunidade de realizar-se, dê a devida importância aos seus valores. O empresário inspirador é aquele que vive estritamente de acordo com os seus valores éticos, morais e espirituais.

Todos nós reconhecemos que a liderança inspiradora é aquela que possibilita ilimitadas realizações. Viva a vida com mais qualidade, menos pressão, fuja dos controles abusivos e das cobranças internas com os seus efeitos colaterais destrutivos. Viva de forma mais saudável. Procure tornar-se uma influência inspiradora na sua empresa, no seu lar, entre os seus amigos, onde você estiver. Quando começar? - Agora!

Se me permite, sugiro que comece interessando-se sinceramente pelas pessoas. Procure dedicar mais tempo a compreendê-las, a apreciá-las e acima de tudo a reconhecê-las. Valorize constantemente os colaboradores de sua empresa. Aventure-se a quebrar paradigmas. Seja simples, humilde, sincero, carinhoso, e acima de tudo inspirador, pois se você pensar como empresário, reconhecerá que ser inspirador é um excelente negócio!

Em especial à você empresária, colaboradora, mãe, esposa, amiga, uma ótima semana, tenha atitude, seja inspiradora, sucesso nos desafios e parabéns pelo dia internacional da mulher.


Wellington Bega
Executivo da VPSA Tecnologia e Informática
Palestrante, psicanalista e consultor empresarial
Motivação - Vendas - Marketing - Cultura Organizacional
Consultor Organizacional do Sescon SP
[email protected]

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.