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Por que eu não pensei nisso antes?

O empreendedor de sucessso está sempre em busca de novas ideias.

07/05/2012 08:46:49

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Por que eu não pensei nisso antes?

O sonho de muitos brasileiros é ser dono do próprio negócio. Tempos atrás, muitas pessoas eram levadas a empreender por falta de emprego ou de outras opções de renda, o que fatalmente aumentava ainda mais a probabilidade de fracasso.

Atualmente, com o crescimento econômico do país, o perfil dos novos candidatos a empresário está mudando e as pessoas estão iniciando novos negócios com um pouco mais de planejamento e capital de giro.

Mesmo assim, devido a vários fatores, muitos pequenos negócios não estão conseguindo “passar de fase” e acabam fechando as portas precocemente, gerando frustação e grandes prejuízos às pessoas.

Muitas dessas mortes precoces poderiam ser evitadas se o empresário fosse um pouco mais criativo na hora de abrir um negócio. Ou seja, percebo que muitas pessoas querem entrar em negócios da onda e, às vezes, não percebem que aquele modelo já está ficando saturado na região que pretendem atuar.

Não quero dizer com isso que você não pode começar um negócio que já existe, mas que deve fazer uma análise de viabilidade e verificar se o mercado está receptivo para mais um empreendimento igual a tantos outros.

Agora, se você tem uma ideia que pode aperfeiçoar um modelo de negócio já existente, aí sim terá maior probabilidade de sucesso. Só que se isso fosse tão simples, não ouviríamos tanto a surrada frase do título deste artigo: “ Por que eu não pensei nisso antes?”

Às vezes, as novas ideias são tão simples que não acreditamos que não pudemos enxergar isso antes, de tão óbvio que era. E esse tipo de insight é próprio dos grandes empreendedores, que não descansam enquanto não conseguem implementar uma ideia inovadora.

Aí você pode dizer: “Ah, mas muita gente já quebrou a cara tentando criar algo novo”. Isso é verdade, mas não pode ser utilizado como justificativa para ficarmos inertes e com medo de ousar.

Também não estou dizendo que todas as novas ideias devem ser implementadas sem o devido planejamento. Ou seja, você também tem que saber qual o mercado que deseja atingir para fazer um estudo de viabilidade do negócio, pois uma boa ideia pode ser o início de um grande negócio, mas dificilmente terá êxito sem um bom planejamento e, principalmente, muita dedicação.

Se quiser ter uma boa ideia, tenha uma porção de ideias” Thomas Edison

Autor: Isaac Rincaweski

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