x

TECNOLOGIA

A tecnologia a favor do escritório contábil

A tecnologia tem transformado a atuação dos escritórios contábeis no mundo dos negócios.

20/09/2022 18:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
A tecnologia a favor do escritório contábil

A tecnologia a favor do escritório contábil Pexels

É inegável que os avanços tecnológicos têm contribuído cada vez mais para tornar nosso dia a dia mais eficiente, eficaz e prático.

Além de trazer novas oportunidades de capacitação, aprendizado e desenvolvimento, a tecnologia também é uma grande aliada para profissionais que almejam aumentar a produtividade no trabalho.

Contadores e empreendedores do setor ao utilizarem softwares e outras ferramentas otimizam tarefas para garantir um melhor desempenho, resultando em processos contábeis mais ágeis, eficientes e seguros, assim como clientes mais satisfeitos. E para alcançar esses objetivos, é essencial usar a tecnologia a seu favor.

Por seu lado, o atendimento ao cliente é fundamental para o sucesso de um escritório de contabilidade. A facilidade de comunicação e a troca de informações e documentos aproximou ainda mais o contador dos seus clientes. E menor prazo e assertividade nos processos, significa, como todos sabem, economia para a empresa.

A seguir as principais vantagens da tecnologia empregada no sistema contábil:

  • Otimização e automação de processos
  • Aumento da produtividade
  • Aumento do controle de qualidade e segurança
  • Otimização da tomada de decisão diária
  • Facilidade ao acesso a documentos
  • Padronização de trâmites
  • Maior economia de recursos
  • Otimização dos pontos de contato com cliente

Todo profissional que se mantém atualizado precisa buscar, frequentemente, soluções e alternativas para melhorar a sua atuação e facilitar o controle das atividades de seu time de colaboradores. Essa premissa não é diferente para o contador.

Quando o assunto é tecnologia na contabilidade os processos lentos, manuais e repetitivos são substituídos por alternativas informatizadas e focadas na utilização inteligente de dados. Como por exemplo:

Reuniões on-line

A agilidade e a praticidade das ferramentas de vídeo possibilitam interatividade e melhora na comunicação. As reuniões passam a não depender do deslocamento físico, possibilitando que profissionais e clientes de qualquer lugar do mundo se reúnam em tempo real.

Planejamento e gestão

A fim de reduzir ou minimizar atrasos, perda de prazos ou perda de processos e clientes, há uma variedade de softwares de gestão específicos para estas tarefas. Essas ferramentas auxiliam na organização de cronogramas, são eficientes para o compartilhamento de informação, permitem análises de métricas e resultados que facilitem a tomada de decisões, minimizam erros e o retrabalho, além de armazenar dados com segurança, e, principalmente, diminuir o tempo de execução de tarefas.

Segurança

Anteriormente à revolução tecnologia que todo o mundo vem presenciado, quando os dados e as informações eram manipulados de forma manual e dependiam de processos físicos, havia uma grande fragilidade na integridade e segurança das informações e documentos.

Sob outra perspectiva, com os avanços tecnológicos e a sofisticação das ferramentas, atualmente, a comunicação de dados contábeis são realizadas em ambientes informatizados, seguros e auditados em diferentes frentes. Ainda incrementadas por tecnologias adicionais, tais como certificação e assinatura digital, tornaram a comunicação on-line mais robusta, íntegra e segura.

Relacionamento com o cliente

Um relacionamento de confiança e a excelência na entrega dos serviços são primordiais para manter o cliente satisfeito e, consequentemente, fidelizado. Algumas ferramentas surgiram para facilitar essa interação, como os aplicativos de conversa instantânea, que têm a vantagem da rapidez e praticidade.

A tecnologia na contabilidade tem um papel determinante no cenário atual. Aliada à contabilidade, os novos sistemas e ferramentas possibilitam a desburocratização da atividade, fazendo dela uma área mais democrática e acessível àqueles que não são familiarizados com os processos contábeis.

Por: Luís Ricardo Baruffi, contador, diretor do escritoriodoempreendedor.com.br

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.