x

Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios

Os Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios, vem ganhando força, passando a ser alternativa de financiamento de setores produtivos da nossa economia

25/05/2012 06:29:37

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios

Finanças Estruturadas


Os Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios, vem ganhando força, passando a ser  alternativa de financiamento de  setores produtivos da nossa economia, como no caso, do FIDIC CPMG- Cadeias Produtivas do Estado de Minas Gerais, com emissão em 2011, que passo  a comentar,  á partir de uma leitura de relatório preliminar de Rating da FITCH RATINGS.

O fundo tem como objetivo o financiamento a fornecedores, realizado através da securitização de suas contas a receber, relativas a recebíveis comerciais performados, oriundos de vendas de insumos, bens ou prestação de serviços.

O montante proposto é de até 100 milhões em cotas seniores e de até 10 milhões em cotas subordinadas.

O FIDIC  CPMG, irá adquirir direitos creditórios de empresas, que fornecem produtos ou serviços para Sacados Elegíveis pelo Fundo.

O sacado Elegível, neste caso foi a Fiat BR, que na oportunidade possuía aproximadamente 2.800 fornecedores cadastrados no seu contas a pagar.

O prazo médio de pagamento da carteira analisada,  ficou em 30 dias, dificilmente ultrapassando os 45 dias.

Alguns critérios que foram considerados para elegibilidade dos créditos ofertados, foram :

  • Prazo de vencimento dos direitos creditórios de 10 a 60 dias.
  • O credito deverá ser cedido  e devido, por um cedente cadastrado e aprovado pelo Fundo.
  • Os créditos não podem estar vencidos e não pagos.

Os Créditos serão adquiridos á uma taxa de desconto, gerando uma remuneração fixa entre o preço de aquisição e o valor pago pelo sacado.

Participaram da Estruturação do Fundo a  XP Finance, Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais, Banco Citi Bank e Fitch.

Outro exemplo de FIDIC  com o objetivo de financiar fornecedores é o FIDIC FORNECEDORES PETROBRÁS BR1 e BR2.

À AMBIMA (Associação Brasileira de Mercado de Capitais) classifica na categoria  Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios em Fomento Mercantil; Financeiro; Agro,Industria e Comercio;  Outros, envolvendo duplicatas, credito consignado, credito direto ao consumidor, financiamento de veículos, cartão de credito, precatórios, créditos fiscais, créditos inadimplidos, e outros créditos. Ou seja qualquer fluxo de caixa, atual ou futuro, pode ser securitizado.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.