x

A primeira empresa a gente nunca esquece

Assim como tantas outras coisas, a primeira empresa é tão marcante para as pessoas porque significa a materialização de um sonho.

28/05/2012 08:30:35

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
A primeira empresa a gente nunca esquece

O primeiro negócio é sempre um desafio (dá friozinho na barriga). Você nunca terá certeza de que dará certo, mas deve fazer a sua parte, planejando e se preparando da melhor forma possível.

Se você conversar com pessoas que já empreenderam ou ainda estão envolvidas com algum tipo de negócio, terá relatos totalmente diferentes sobre o que é abrir uma empresa.

Algumas pessoas, mesmo que não tenham tido sucesso em algum negócio, lhe darão bons conselhos e explicarão onde acreditam que erraram, lhe fornecendo dicas importantes, sempre com um aspecto positivo e incentivador.

Por outro lado, outras pessoas lhe mostrarão somente o lado negro da coisa e vão tentar a todo custo fazer você mudar de ideia. Enfim, tudo vai depender de como a pessoa assimilou essa primeira experiência.

Por conta disso, se você tem interesse em abrir uma empresa, procure conversar com várias pessoas que já passaram por essa experiência, mas principalmente com empreendedores bem-sucedidos, pois a maioria deles faz questão de compartilhar a sua história, relatando os erros e acertos, pois já passaram pelas mesmas dúvidas que você está passando agora.

Resumindo, fuja das pessoas negativas, que não conseguem assumir os próprios erros na condução dos negócios, culpando a tudo e a todos por seu fracasso no empreendimento.

Trabalhando em escritório contábil, pude acompanhar vários empresários iniciantes e por conta disso relaciono algumas dicas e observações que podem ser úteis para você:

1)      Faça um bom plano de negócios e busque o máximo de informação possível sobre o mercado que deseja atuar.

2)      Aprenda a lidar com a burocracia: se você for da área comercial ou técnica, terá de aprender a lidar com papéis, controles, pagamentos, notas fiscais. Como geralmente no início do negócio você não tem orçamento para contratar alguém para fazer esse tipo de serviço, terá de se esforçar um pouco para aprender.

3)      Faça alguns cursos sobre administração de pequenos negócios. O Sebrae oferece cursos em vários formatos, e alguns são gratuitos. Isso será muito importante para que você possa entender o funcionamento de uma empresa.

4)      Busque parcerias para suprir as áreas que você tem maior dificuldade. A inclusão de um sócio pode ser uma boa saída.

Para finalizar, quem é empreendedor não desiste no primeiro fracasso, mas sim o utiliza como aprendizado para os próximos desafios. O mais importante é planejar o negócio de forma que não prejudique você e sua família. Ou seja, faça um investimento dentro das suas possibilidades e estabeleça um limite que não comprometa as suas finanças.

Autor: Isaac Rincaweski

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.