x

CONTABILIDADE

Contador de números ou de histórias?

Por que ainda olhamos para os relatórios contábeis como ferramentas estáticas e sem vida se eles, assim como as fotos, contam histórias e passam mensagens?

01/11/2022 16:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Contador de números ou de histórias?

Contador de números ou de histórias? Foto: MART PRODUCTION/Pexels

Essa semana, estive em um evento onde tive oportunidade de encontrar, presencialmente, muitas pessoas com quem trocava mensagens e emails apenas. E num desses encontros, veio a pergunta: "Ahh, você é contadora? De números ou de histórias?".

Essa é uma pergunta que já me fizeram algumas vezes, e que de uns tempos pra cá tem me feito refletir muito. Na hora, ali, respondi apenas "os dois" seguido de risos e autografos. Peguei o livro agora e me veio essa pergunta na cabeça novamente. Me lembrei da recente aula de Storytelling que tive, onde visualizei claramente pela primeira vez a figura do contador como um contador de histórias.

Sim, pois os números que nós "contamos", ou seja, compilamos, organizamos, processamos - e que resultam em relatórios, também contam uma história!

Na faculdade, aprendemos que os relatórios são uma fotografia da situação economico-financeira da empresa, como se foto fosse uma coisa estática e sem vida. Mas, pensa comigo, por que tiramos fotos? Por que as redes sociais estão repletas delas? Porque as fotos contam histórias, guardam momentos, passam mensagens, falam sobre personalidade, estilo de vida, evolução no tempo, etc.

Se os relatórios contábeis são fotos, eles também fazem tudo isso. E por que ainda olhamos pra eles como ferramentas estáticas e sem vida?

Porque ainda olhamos só para os números e nos atemos a eles. Elaboramos uma variedade de relatorios e indicadores, e enxergamos apenas os dados - e não temos nenhuma dúvida da importância deles, afinal, essa é a era dos dados.

Porém, são as histórias que eles contam que os transformam em INFORMAÇÃO e CONHECIMENTO, e esse é o verdadeiro poder da era dos dados. Esse é o poder do contador - o poder do "E" - ser contador de números E de histórias!

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.