x

ARTIGO CONTÁBIL

Como faturar 3x mais com teses tributárias?

Neste artigo, o especialista explica o que são as teses tributárias e como estas podem aumentar o seu faturamento.

14/11/2022 13:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Faturando mais com teses tributárias; veja

Como faturar 3x mais com teses tributárias? Foto: Marcos Santos / USP Imagens

O papel do contador vai muito além de garantir que tributos sejam pagos corretamente em dia, com as teses tributárias é possível auxiliar que empresas aumentem o seu faturamento, ao mesmo tempo que diminuem a carga tributária. 

Existem muitas leis tributárias e entendimentos de diversos órgãos, inclusive decisões judiciais, de modo que o Direito Tributário é complexo, sendo esperado que existam diferentes posicionamentos sobre o que é correto quanto a fiscalização de tributos. 

Impacto das teses tributárias

Um dos maiores desafios de empresas e empreendedores é o pagamento de tributos, diante a alta carga tributária, de modo que qualquer desconto ou devolução é muito bem-vinda.

De forma que, além de realizar um planejamento tributário, para que o cliente escolha o regime tributário mais favorável, bem como acompanhar a contabilidade tributária do dia a dia, é importante que o contador traga serviços que possam diminuir o peso da carga tributária.

Isto é, utilizando a legislação e princípios tributários é possível diminuir a quantidade do que é pago a título de taxas, impostos e contribuições.

Muitas teses, por já terem entendimento jurisprudencial pelo Supremo Tribunal Federal (STF) são consolidadas e aceitas pelo Fisco, de modo que o próprio contador pode entrar com um pedido administrativo.

Já outras, por ser necessário entrar com ação judicial, a empresa deve contratar um advogado.

No entanto, mesmo sendo necessária uma ação judicial, cabe ao contador transmitir a informação ao cliente. Isto é, deve a contabilidade deixar seus clientes informados sobre seus direitos, para que então possam buscar o crédito tributário. 

Teses tributárias como serviço contábil

As teses tributárias beneficiam empresas e empreendedores, pois garantem o direito, conforme a legislação determina, impedindo arbitrariedades e ilegalidades do Fisco.

Seus clientes podem ser beneficiados de duas formas: por crédito tributário, em que os valores pagos a mais serão devolvidos, com correção monetária e juros, e por compensação de saldos devedores, sendo que a diferença será usada para diminuir impostos devidos pelo contribuinte.

Existem casos em que empresas receberam créditos milionários a título de recuperação.

A atuação de um contador envolve tanto o pedido administrativo, em que o pedido de ressarcimento ou declaração de compensação são preenchidos, bem como a preparação de documentos contábeis e fiscais para demonstrar o direito do contribuinte e, assim, aumentar as chances de seu êxito em uma ação judicial.

Além disso, as teses tributárias geram uma oportunidade para que o contador crie parcerias com advogados ou até mesmo outros contadores, que não possuem conhecimentos aprofundados sobre a restituição de impostos. 

Veja algumas teses tributárias que podem ser oferecidas a seus clientes:

  • Exclusão do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) na base de cálculo de PIS/COFINS;
  • Exclusão do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na base de cálculo de PIS/COFINS;
  • Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre as Verbas Indenizatórias;
  • Recolhimento indevidos do Diferencial de Alíquota (DIFAL);
  • Limitação da base de cálculos das contribuições para terceiros em vinte salários-mínimos

Ao oferecer o serviço de recuperação de crédito tributário você se diferencia da concorrência. 

Nosso artigo te ajudou? Restou alguma dúvida? Visite nosso Instagram e fique por dentro de todas as novidades e dicas.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.