x

REFORMA TRIBUTÁRIA

Importar ainda vale a pena? Tributação, margem e o que muda com a Reforma Tributária

Avalie os impactos de CBS, IBS e Imposto Seletivo nas operações de comércio exterior.

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Importar ainda vale a pena? Tributação, margem e o que muda com a Reforma Tributária IA — Portal Contábeis

Importar no Brasil nunca foi apenas comprar um produto mais barato no exterior.

Antes de uma mercadoria chegar ao estoque de uma empresa brasileira, existe uma conta que envolve câmbio, frete internacional, seguro, armazenagem, despesas aduaneiras, capital empregado e tributos.

E a carga tributária brasileira é relevante. Segundo estimativa do Tesouro Nacional, a carga tributária bruta atingiu 32,40% do PIB em 2025. Ainda assim, o Brasil importou US$ 280,2 bilhões em mercadorias no mesmo ano.

Então surge uma pergunta: se importar envolve custos, riscos e tributação relevante, por que tantas empresas continuam importando?

Porque a decisão empresarial não pode ser tomada olhando apenas para o imposto.

O preço FOB de uma mercadoria diz pouco isoladamente. O empresário precisa conhecer o custo posto do produto no Brasil, considerando frete, câmbio, tributos, despesas aduaneiras, armazenagem, logística e custo financeiro.

Além disso, importar diretamente pode permitir desenvolvimento de produtos, acesso à fábrica, exclusividade, marca própria, diferenciação e construção de margem.

Por isso, a pergunta não deveria ser apenas “quanto imposto vou pagar para importar?”, mas sim: depois de todos os tributos e custos, qual será meu custo posto, quais créditos poderão ser apropriados e qual resultado econômico essa operação poderá gerar?

O que muda com a reforma?

A Reforma Tributária acrescentou uma nova variável a essa análise.

O novo sistema criou CBS e IBS, além do Imposto Seletivo para determinadas hipóteses. Durante a transição, CBS e IBS substituirão gradualmente tributos que fazem parte da realidade atual das empresas.

E a importação está inserida nessa mudança. A Receita Federal já trabalha na adaptação da Duimp para o cálculo dos novos tributos nas operações de importação.

Isso significa que quem importa precisa começar a olhar para duas contas: a operação de hoje e como essa mesma operação poderá se comportar no novo ambiente tributário.

A Reforma tornará importar mais barato ou mais caro?

Não existe uma resposta única.

Produto, classificação fiscal, cadeia de comercialização, destino, regime tributário, possibilidade de aproveitamento de créditos e eventual incidência do Imposto Seletivo podem alterar significativamente o resultado.

Por isso, imposto e custo não devem ser tratados automaticamente como a mesma coisa. É necessário compreender também os créditos tributários e seus efeitos sobre caixa, formação de preço e margem.

Para quem já importa ou estuda começar, fica a reflexão: sua análise considera apenas quanto se paga de tributos ou também o impacto dos créditos, do capital empregado e da margem final da operação?

Esse é um cálculo que merece ser revisitado com a Reforma Tributária.

Fontes

Receita Federal do Brasil, Reforma Tributária do Consumo e legislação: Legislação da Reforma Tributária do Consumo

Receita Federal do Brasil, visão geral e cronograma da Reforma: Entenda a Reforma Tributária do Consumo

Secretaria do Tesouro Nacional, carga tributária de 2025: Carga Tributária Bruta do Governo Geral em 2025

MDIC, dados consolidados da balança comercial: Balança Comercial Brasileira, dados consolidados

Receita Federal, adequações da Duimp à Reforma Tributária: Reforma Tributária do Consumo na Duimp

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies