x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Ser Investidor é Necessario para Ganhar Dinheiro com os Ricos

Ser investido é planejar, deter do conhecimento de avaliar se realmente o investimento é viável ao ponto de ariscar sua estrutura física ou empresarial afim, de soma ou diminuir a sua capacidade financeira.

06/06/2012 00:42

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Ser Investidor é Necessario para Ganhar Dinheiro com os Ricos

1 INTRODUÇÃO

Ao adquirir um bem, também adquirimos uma obrigação, assim percebemos que para ganhar dinheiro com os ricos precisamos entender a lógica de investir ou negociar. Fazer um bom investimento é proporcionar um direito sobre a coisa, uma obrigação a pagar e um lucro a receber, e negociar é simplesmente obter o bem o direito e não imaginar o prejuízo que a negociação vai lhe proporcionar no seu decorrer.

Assim, devemos sempre analisar criteriosamente no que estamos comprando, devemos sempre pensar porque vou comprar aquele bem, o que ele vai influenciar no meu crescimento financeiro, qual segurança e conforto que vou ter ao concluir a compra.

Ao investir em uma subsidiária, as empresas analisam todas as suas demonstrações contábeis, com equipes altamente qualificada, afim de ter total segurança no que realmente estão adquirindo para o seu investimento e ainda com todos os critérios de analise, a riscos de uma futura perda no seu investimento mas, não se compara em empresa que não visam os procedimentos corretos de se alto avaliar e analisar a  empresa investida, ocorrendo  uma  maior  proporção de declinar ao encontro da falência.

Por isso, existem índices e formulas para auxiliar se realmente vai  ser  vantajoso

o seu  investimento,  proporcionando  identificar   se   realmente   você   tem capacidade

financeira de compra e ter um número menor de riscos de não fazer um bom investimento e chegar ao ponto de escolher se realmente vai ser viável ou não através dos índices, isso é possível perceber segundo o pensamento de Dante:

O importante não é o cálculo de grande número de índices, mas de um conjunto de índices que permita conhecer a situação da empresa, segundo o grau de profundidade desejada da análise. (Dante, 2010, p. 82).

Logo percebemos o grau de importância da análise dos índices na empresa, mas percebemos a carência que muitos empresários não têm conhecimento algum do que são essas técnicas e nem como aplicar, pois é uma necessidade que todo comerciante precisar buscar suprir para diminui os riscos e aumentar sua trajetória no mundo dos negócios.  

2 ANÁLISE DE DESEMPENHO EMPRESARIAL ATRAVES DOS ÍNDICES

A análise quando se é utilizada na empresa, é uma ferramenta fundamental para identificar através das demonstrações contábeis informações que proporcione uma capacidade de poder de decisão, com uma ampla visão de controlar a necessidade de investir ou solicitar financiamento quando os índices confirmarem a carência, afim de alavancar um aumento no índice de liquidez.

Uma das ferramentas para utilização é através da análise vertical e horizontal, que vai mostrar e apontar em cada conta o que impactou no aumento ou diminuição dos incides detalhadamente, possibilitando um melhor entendimento na evolução econômica e financeira, direcionando a possibilidade de se alto avaliar o seu desempenho e sua capacidade de crescimento empresarial.

Um outro índice importante é a estrutura de capital, que vai identificar o percentual de participação de capitais de terceiros e de capital próprios, possibilitando através das demonstrações contábeis, extrair onde esta sendo aplicado o capital próprio e de terceiros, avaliar se realmente esta aplicando os recursos na sua atividade fim ou simplesmente direcionando o investimento de forma aleatória sem um mínimo de critério para se alto avaliar, se foi um bom investimento comprar aquele imóvel ou seria viável ter alugado e aplicado o direcionamento na atividade operacional da empresa.

A composição do endividamento identificando a margem percentual das obrigações de pagamento a curto prazo em contra partida das obrigações totais, sua imobilização do patrimônio liquido e a imobilização dos recursos não correntes para avaliar sua aplicação no ativo não circulante. Contudo são fatores indispensáveis que as empresas jamais devem descartas, pois os índices demonstram realmente a verdadeira situação da empresa em relação a nível setorial.

Ainda podemos avaliar se esta tendo aumento ou diminuição no patrimônio liquido, no passivo circulante, no ativo circulante e possivelmente o que ocasionou, esses possíveis erros ou acerto na aplicação do seu capital. Para cada analise é notável a necessidade de aprofundar cada vez mais o nível de entendimento, ao ponto de poder comparar a diferença de ser um investidor com poderes de tomada de decisão ou um simples negociado aventurando uma possível sorte de ganhar ou perder.

Igualmente, as decisões financeiras devem estabelecer a atratividade econômica da empresa promovendo sua continuidade e valorização. O retorno dos investimentos realizados deve, no mínimo, satisfazer as expectativas de remuneração dos proprietários de capital (credores e acionistas) de maneira a viabilizar economicamente a empresa (Alexandre, 2010, p. 24).

Assim podemos realmente entender porque existem empresas milionárias que se utilizar das ferramentas de analise das demonstrações contábeis, que demonstrar sua diferença de se alto avaliar em conhecer toda a sua estrutura financeira e operacional, mas é preocupante como esse nível de entendimento é uma minoria de empresas comprada a milhares de empresários que não têm o conhecimento e não buscar uma análise criteriosa do que vai impactar na sua tomada de decisão.

Já ao analisarmos os índices de liquidez podemos perceber como esta sua capacidade de pagamento geral através do seu ativo  circulante  mais  realizável  a longo prazo dividido por passivo circulante mais exigível a longo prazo vezes cem, possibilitando identificar para cada um real de divida qual a sua disponibilidade de pagamento, se esta para mais de um real ou para menos, se o índice estiver para mais é satisfatório para empresa, mas se estiver abaixo é preocupante.

O índice de liquidez corrente que é a formula ativo circulante dividido por passivo circulante vezes cem, é onde podemos analisar sua disponibilidade de pagamento a curto prazo, quanto maior sua capacidade de pagamento é sinal que a empresa esta direcionando corretamente seus capitais. Já o índice de liquidez seca, é perceptível a sua grande importância, pois no que tange a capacidade imediata de pagamento, será possível avaliar se a empresa tem realmente dinheiro no seu disponível para liquidar suas dividas de imediato.

3 INVESTIR NÃO É ARRISCADO

Podemos perceber que o pior investidor é aquele que não possuir um mínimo de conhecimento e se admitir ser bom, mas esquece que para se manter no mundo dos investidores precisamos conhecer e entender os comportamentos financeiros, se alto avaliar e perceber que não possui conhecimento algum sobre investimento. Assim o guia de investimento vem provocar ao leitor uma grande interrogação em perceber que, em todos esses anos de compra e venda de bens imobilizados e aplicações financeiras percebermos que apenas éramos um simples negociador.

Um investidor qualificado é notável o seu entendimento e experiência em aplicar e ganhar, investir não é arriscado o problema é o investidor, logo precisamos ser um jogador de golfe, pois cada ano que passar determos de mais experiência ao ponto de aprender com os nossos adversários e com os próprios erros. Tornar os nossos passivos verdadeiros ativos, não é simplesmente adquirir um bem imóvel e pensar que ele é um ativo, temos que entender que aquele bem só se torna um ativo quando o bem começa a te gerar retorno financeiro, pois quando o adquirir você já esta agregando despesas em pagar o IPTU, taxa de rede de esgoto, taxa de rede de água, taxa de energia, a depreciação do bem, portanto fica estabelecido que precisamos ganhar dinheiro com os nossos investimentos para se tornar um verdadeiro ativo.

Assim o risco não deixa de existe por diversos fatores que influência  o  mercado financeiro, a queda do dólar é um dos fatores que balança a economia dos países por se tratar de um país de primeiro mundo e ter vasta influência no mercado mundial, percebe-se que com a crise que ocorreu nos Estado Unidos foi notável a preocupação das empresas, contadores e administradores em perceber a grande importância da analise das demonstrações contábeis, unindo forças afim de direcionar com total responsabilidade a tomada de decisão das empresas diminuído os riscos de declinar no mundo dos negócios.    

3 CONCLUSÃO

O devido artigo vem agregar conhecimentos de auto ajuda para as pessoas que pensar que investir é arriscado, em diferencia um negociador para um ótimo investidor, em alertar os empresários de modo geral que existe inúmeras ferramentas para avaliar suas empresas e seus investimentos. Aprenda a enriquecer com os ricos com segurança e deter de total conhecimento na aplicação do seu dinheiro com uma visão além, não se prender em números alto de receita e lucro de uma empresa e sim verificar como andar seu passivo circulante a curto prazo e longo prazo, pois uma empresa sólida é aquela que tem lucros bons mais detém um índices de liquidez que proporcione segurança para empresa.

Assim foi perceptível a grande contribuição do guia de investimentos do Pai Rico, em propor um desafio de se auto avaliar quem realmente você é, um simples negociador ou um verdadeiro investidor que consegue criar estratégias que proporcione uma maior segurança para empresa. Em visualizar a grandeza de um olhar mais minucioso na aquisição de bens, em analisar qual o retorno vou ter ao mudar as maquinas da minha empresa, o mercado esta preparador para o meu aumento na minha produção com a ampliação da minha indústria, isso é um olhar de um investidor que possibilita os administradores a pensar duas vezes antes de tomar as devidas decisões que vão impactar diretamente na estrutura da empresa.

O mercado financeiro esta preparado para receber cada vez mais investimentos aplicados pelas empresas e pessoas físicas, mas o maior problema é quem esta investindo o seu dinheiro. Segundo Pai Rico (2002, p. 219) “um investidor qualificado é simplesmente a pessoa que ganha substancialmente mais do que a média”.

Por isso a grande necessidade da educação continuada a busca do conhecimento financeiro, pois os benefícios que um bom investidor pode proporcionar a uma empresa através da analise das demonstrações contábeis junto com os índices é uma das principais ferramentas que toda empresa necessita. De acordo com Gicmam (2004, p. 11) “os administradores financeiros avaliam as demonstrações contábeis, produzem dados adicionais e tomam decisões com base em sua avaliação dos retornos e riscos correspondente”.   

Contudo, não bastar ter apenas o conhecimento financeiro é necessário ter experiência e claro dinheiro para investir  com  os riscos, os grandes  investidores levam a maior parte da fatia por possuir as três principais ferramentas, escolaridade, experiência e muito dinheiro, com isso é notável a facilidade para subir rapidamente os degraus para o sucesso. Assim fica claro que pro traz de uma grande fortuna sempre existe uma cabeça pensante, um verdadeiro administrador que consegue identificar os mínimos detalhes possíveis, impedindo a empresa de tomar decisões precipitadas evitando um grande desastre no futuro.

Por fim, a necessidade da educação financeira é impreterível para toda e qualquer empresa que deseja se torna sólida nesse mundo globalizado, imaginamos quantas empresa não tem um mínimo de noção do que seria a importância da aplicação da analise dos índices financeiros. Logo observamos o alto grau de falência, empresas que não ultrapassa dois anos no mercado, deixando clara a falta de conhecimento dos empresários em tomar suas decisões no eu acho, levando a empresa a declinar de forma inevitável provando a carência de informações dos donos de estabelecimentos no nosso País.       

REFERÊNCIAS

KIYOSAKI, Robert T. O Guia de Investimento: aprenda a ganhar dinheiro investindo com os ricos. 14º. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

NETO, Alexandre Assaf. Estrutura e Analise de Balanços. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MATARAZO, Dante Carmine. Analise Financeiro de Balanço. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GICMAM, Lawrence J. Princípios de Administração Financeira. 10. ed. São Paulo: Pearson, 2004.

Cheiny Jose de Jesus
Graduando em Ciências Contábeis na Faculdade Ages

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.