x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

CONTABILIDADE

Fatos relevantes que a contabilidade só conhece se for informada

Importância da informação para a contabilidade, em conjunto com a transparência e tempestividade.

25/01/2023 17:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Fatos relevantes que a contabilidade só conhece se for informada

Fatos relevantes que a contabilidade só conhece se for informada Foto: Kampus Production/Pexels

As grandes empresas possuem várias áreas de atuação: administrativa; financeira; mercadológica; produtiva; contábil e outras mais. Isso depende do porte e da abrangência geográfica de cada empresa.

Quem atua na área contábil sabe: muitos eventos importantes acontecem e os profissionais de contabilidade não tomam conhecimento de imediato. Se esses profissionais não forem informados de maneira tempestiva, objetiva e com todas formalidades necessárias, o fato fica sem registro na contabilidade. São situações raras, todavia possíveis.

A legislação define a obrigatoriedade de "complaince" e de auditorias internas e externas independentes para empresas de determinado porte e que tenham ações na bolsa de valores. Todavia, isso não assegura que tudo estará em conformidade, como deveria ser.

Solução? Existe, mas depende de quem tem poder de comando e propósitos claros, além de zelo na condução dos negócios.

Retidão, senso de responsabilidade e, acima de tudo, dignidade humana são características essenciais para administradores de qualquer empresa.

As adversidades existem, mas elas não justificam a omissão e a falta de transparência.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.