x

ARTIGO TRIBUTÁRIO

Medo do leão: contorne essa e outras objeções da recuperação tributária

Neste artigo, o especialista elenca as objeções mais comuns das empresas quando o assunto é recuperação tributária.

02/02/2023 13:30:03

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Objeções comuns da recuperação tributária

Medo do leão: contorne essa e outras objeções da recuperação tributária Foto: Karolina Grabowska/Pexels

Nunca a Recuperação Tributária se mostrou tão necessária para o cenário econômico brasileiro. Isso porque as incertezas do mercado, impulsionadas por discussões políticas acaloradas, em conjunto com um sistema tributário cada vez mais complexo, impulsionam o crescimento da área. Ainda assim, há quem não compreenda tamanha relevância.

Sabemos que, para muitos empreendedores e empresários, este oceano ainda é perigoso. Consequentemente, não há interesse em explorá-lo. Nesse aspecto, não faltarão objeções por parte dos clientes para seguir em outra direção. 

Contudo, no que diz respeito à gestão orçamentária, a recuperação tributária se mostra uma estratégia, e investimento, bastante eficiente e promissora.

Afinal, essa é a oportunidade que qualquer negócio tem de, tanto diminuir a carga tributária, quanto obter o ressarcimento de cobranças feitas indevidamente pelo fisco.

Em outras palavras, é possível pagar menos impostos licitamente. Quer argumento melhor que este?

Objeções comuns na recuperação tributária

Em minha jornada, já ouvi muitas objeções no momento de bater o martelo e fechar um serviço de consultoria tributária. Isso é totalmente normal dentro de um processo de vendas. 

Ainda assim, destaco três argumentos que são os mais comuns e que, se compreendidos em sua profundidade, podem ajudar você a construir um argumento suficientemente convincente para driblar tais barreiras.

‘Não quero mexer com o Fisco’

Muitas empresas temem sofrer retaliação e grandes penalizações da Receita Federal caso façam a solicitação de revisão de crédito tributário. Contudo, tenha em mente que qualquer movimentação da empresa , no que diz respeito a tributos, já ficam registradas no próprio sistema do fisco. Isso inclui também os recolhimentos indevidos.

Contornar esse medo pode ser simples. Basta que o cliente entenda que é mais arriscado para o negócio seguir com os procedimentos errados, do que corrigir no momento em que foi encontrada a irregularidade na operação. 

Uma coisa é fato: quanto mais adiar, mais difícil pode se tornar a solução do problema. Consequentemente, a empresa fica mais suscetível às punições da receita.

“A receita nunca vai devolver os valores’’

Como disse anteriormente, o sistema tributário brasileiro é extremamente complexo. Decerto, um dos mais complexos do mundo. Logo, é muito comum encontrar empresas que recolhem tributos de forma errada. 

Por isso, mesmo que burocrática, a Receita Federal dá a possibilidade de determinados negócios recuperarem aqueles créditos tributários que foram pagos indevidamente - claro, seguindo as diretrizes impostas pelo próprio órgão.

Para construir essa narrativa, além de explicar brevemente, e de forma didática, sobre a legislação, aconselho também a fazer uma revisão fiscal da companhia, bem como dar uma estimativa do valor que ela poderia reaver caso optasse pela Recuperação Tributária.

“Meu contador já faz esse trabalho”

Recuperação tributária não é um trabalho simples, tampouco fácil de fazer. Diante de um sistema tão difícil como o que temos hoje, para ser assertivo, uma consultoria tributária conta com processos próprios - que fogem da rotina diária de uma contabilidade convencional.

Para que uma empresa consiga usufruir dos benefícios e vantagens que o planejamento tributário tem a oferecer, é fundamental que ela conte com uma equipe de especialistas dedicados exclusivamente para essa frente. Do contrário, a estratégia pode fracassar.

“Meu contador já faz esse trabalho”

Recuperação tributária não é um trabalho simples, tampouco fácil de fazer. Diante de um sistema tão difícil como o que temos hoje, para ser assertivo, uma consultoria tributária conta com processos próprios, que fogem da rotina diária de uma contabilidade convencional.

Para que uma empresa consiga usufruir dos benefícios e vantagens que o planejamento tributário tem a oferecer, é fundamental que ela conte com uma equipe de especialistas dedicados exclusivamente para essa frente. Do contrário, a estratégia pode fracassar.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.