x

ARTIGO CONTÁBIL

Finalmente o segredo das holdings foi revelado

Neste artigo, o especialista explica o que é uma holding e quais são as suas vantagens.

06/02/2023 13:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Holding: o que é e quais suas vantagens?

Finalmente o segredo das holdings foi revelado Foto:PixHere

Os empresários, em geral, enfrentam muitos desafios, como alta carga tributária, pesada concorrência, dificuldades operacionais e muito mais. De modo que qualquer auxílio é muito bem-vindo. 

E uma das melhores formas de diminuir as cargas do empresário é através de uma Holding, conheça o porquê. 

O que é uma Holding

Holding é um termo em inglês que vem do verbo “to hold, que em tradução livre significa “controlar", “manter", “reter" ou “segurar" entre outros. A Holding trata-se de uma pessoa jurídica que tem como principal objetivo controlar bens ou até mesmo outras empresas.

Uma das principais vantagens de uma Holding é a blindagem patrimonial, pois os bens dos sócios passam a ser protegidos pela pessoa jurídica, não podendo ser atingidos por dívidas da pessoa física. 

Além disso, traz vantagens tributárias, pois a Holding possui uma tributação muito mais favorável do que se comparada à aplicada a pessoa física. Desta forma, a Holding permite um melhor planejamento tributário.

Ainda, por tornar desnecessária a realização de inventário no falecimento de sócios, garante um melhor planejamento sucessório. Na Holding, já que os bens já estão em nome da pessoa jurídica, basta a redistribuição das cotas ou então a adição dos herdeiros como sócios. 

Um inventário é um processo custoso e lento, que em alguns casos pode paralisar a atividade de empresas, trazendo, assim, muitos prejuízos financeiros e incômodos. 

Como constituir uma Holding

Agora que você já está convencido que a Holding possui muitas vantagens, vamos lhe explicar como funciona para abrir uma. 

O processo de abrir uma Holding é complexo, envolvendo profissionais de diversos setores, como advogados, contadores e administradores, e por isto deve ser realizado por quem entende e possui experiência no ramo. 

O primeiro passo a constituir uma Holding é a análise de sua viabilidade, isso porque existe um custo de manutenção, de forma que a totalidade dos bens deve ser relevante para poder usufruir de suas vantagens. 

A abertura de uma Holding pode envolver custos como: 

  • Tributos;
  • Taxas;
  •  Honorários contábeis e advocatícios;
  • Emolumentos cartoriais.

Outra etapa fundamental é uma reunião entre todos os sócios para alinhamento de vontades e expectativas, para que todos possam entender para que serve e como funciona a Holding. 

Esta etapa é muito importante, pois sua ausência pode causar muitos conflitos futuros, o que prejudica a existência da Holding. 

Após, é necessário coletar documentos dos bens que serão transmitidos à Holding, como escrituras públicas de imóveis, que devem estar atualizadas. 

Além de bens imóveis podem ser transferidos:

  • Dinheiro;
  • Cotas bancárias;
  • Bens móveis;
  •  Direitos contratuais;
  • Marcas e patentes;
  • Ações e participações societárias.

A elaboração do contrato social é muito importante para evitar futuras discussões e também para que as expectativas dos sócios sejam transmitidas ao papel, pois é o contrato social que definirá como a Holding irá funcionar. 

Abrir um CNPJ também é necessário, bem como registrar a Holding no Fisco Federal. Nosso artigo te ajudou? Restou alguma dúvida? Visite nosso Instagram e fique por dentro de todas as novidades e dicas.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.