x

CONTÁBEIS

5 boas práticas contábeis para empresas de TI

Tem uma empresa da área de TI ou pretende abrir uma? Então essas boas práticas contábeis vão ajudar você!

03/03/2023 19:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
5 boas práticas contábeis para empresas de TI

5 boas práticas contábeis para empresas de TI Foto: Mikhail Nilov/Pexels

As empresas de tecnologia estão vivendo um momento de franca ascensão. Com isso, o mercado está cada vez mais exigente e competitivo.

Para conseguir se manter em crescimento, é de fundamental importância manter uma gestão contábil eficiente.

Com boas práticas contábeis, a empresa consegue alcançar maior agilidade no setor, economizar tempo e recursos, além de ter um melhor aproveitamento das oportunidades do mercado.

A seguir, citamos 05 boas práticas contábeis para empresas de TI que vão ajudar seu negócio a aprimorar as operações contábeis e ter um melhor desempenho.

1 – Tenha uma conta corrente para pessoa jurídica

Mesmo que você esteja iniciando, isso é fundamental. Cerca de 90% das empresas da área de TI sofrem com o que chamamos de Confusão Patrimonial. Isso ocorre quando não há separação das contas de pessoa física e jurídica.

Esse erro fere um princípio contábil chamado de Princípio da Entidade e pode dificultar muito a gestão financeira do negócio.

Portanto, o ideal é que desde a abertura da empresa seja criada a conta de pessoa jurídica.

2 – Faça um planejamento tributário eficiente

O Enquadramento Tributário da empresa precisa ser escolhido de acordo com a sua realidade. A equipe de contabilidade precisa avaliar qual dos modelos é o mais compensador para o negócio considerando suas características.

Além disso, é preciso ficar atento ao planejamento tributário. Essa é uma ferramenta muito importante para o crescimento das empresas de tecnologia. Ele precisa ser realizado anualmente, avaliando as atividades desenvolvidas e o faturamento registrado pela organização.

3 – Conheça os benefícios fiscais do seu segmento de atuação

Existem, atualmente, algumas legislações que beneficiam as empresas de tecnologia e inovação com benefícios fiscais.

Um exemplo é a Lei do Bem, ou a Lei nº 11.196/05, que estabelece incentivos fiscais para empresas que operam em regime de Lucro Real e que investem em atividades de pesquisa e desenvolvimento em inovação tecnológica no Brasil.

Além dela existem outros benefícios fiscais a nível nacional e podem existir também benefícios previstos pelos estados e municípios. Cabe à equipe de contabilidade buscar conhecimento sobre isso, a fim de reduzir a carga tributária da empresa.

4 – Mantenha um bom controle financeiro

O controle financeiro é fundamental para a manutenção de qualquer empresa. É muito importante contar com um serviço contábil eficiente e com ferramentas que auxiliem na automatização do fluxo de caixa e obrigações fiscais.

Somente a partir de um controle financeiro assertivo e eficiente é possível avaliar a situação econômica da empresa e definir estratégias a serem seguidas para melhorar o faturamento e manter seu crescimento.

Ou seja, para tomar boas decisões é fundamental um controle financeiro eficiente.

5 – Integração da Contabilidade

A integração do setor de contabilidade com as demais áreas da empresa facilita muito o dia a dia da organização, agiliza processos e garante a segurança dos dados.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.