x

SST

Prevenção de Acidentes de Trabalho: como garantir a segurança dos colaboradores e a saúde financeira da empresa

Veja dicas importantes para evitar acidentes, preservar a saúde do trabalhador e reduzir os custos para a empresa.

14/03/2023 16:35

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Prevenção de Acidentes de Trabalho: como garantir a segurança dos colaboradores e a saúde financeira da empresa

Prevenção de Acidentes de Trabalho: como garantir a segurança dos colaboradores e a saúde financeira da empresa Foto: Anete Lusina/Pexels

Os acidentes de trabalho podem ter diversas causas, desde a falta de medidas de segurança no ambiente laboral até a falta de treinamento dos colaboradores para executar suas atividades. As consequências são graves tanto para a empresa quanto para o trabalhador, que pode ficar afastado do trabalho por um longo período ou até mesmo se aposentar por invalidez.

Para evitar essas situações, é fundamental investir na prevenção de acidentes de trabalho. Algumas medidas que podem ser adotadas para garantir a segurança dos colaboradores incluem a adoção de equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados, treinamentos periódicos sobre medidas de segurança e o controle de riscos no ambiente de trabalho.

Outra medida importante é a elaboração de um programa de prevenção de acidentes de trabalho, que deve incluir a identificação e avaliação dos riscos presentes no ambiente laboral, a adoção de medidas de controle desses riscos, a promoção de treinamentos e campanhas de conscientização sobre segurança no trabalho, entre outras ações.

Além disso, é importante que a empresa esteja em conformidade com as normas regulamentadoras (NRs) emitidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que estabelecem as diretrizes para garantir a saúde e segurança dos trabalhadores em diversos setores.

Investir na prevenção de acidentes de trabalho não apenas garante a segurança dos colaboradores, mas também pode trazer benefícios financeiros para a empresa, como a redução dos custos com afastamentos e processos trabalhistas, além de melhorar a produtividade e a qualidade do trabalho.

Portanto, a prevenção de acidentes de trabalho deve ser uma prioridade para todas as empresas, independentemente do setor em que atuam. Investir em medidas de segurança e saúde no trabalho é garantir um ambiente laboral saudável e seguro para todos os colaboradores.

Este artigo foi escrito pelo Dr. Luis Otávio Moraes Monteiro, advogado do escritório Moraes Monteiro Advocacia, localizado em São José do Rio Preto, SP. 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.