x

GESTÃO FINANCEIRA

Como lidar com a incerteza econômica: estratégias de gestão financeira para empresas

São muitos os fatores, internos e externos, que podem provocar incerteza econômica em uma empresa, desde aumento das taxas de inflação até mesmo acontecimentos fora do país que podem afetar variados setores do mercado.

17/03/2023 18:30:05

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Como lidar com a incerteza econômica

Como lidar com a incerteza econômica: estratégias de gestão financeira para empresas Foto: Jopwell/Pexels

São muitos os fatores, internos e externos, que podem provocar incerteza econômica em uma empresa, desde aumento das taxas de inflação até mesmo acontecimentos fora do país que podem afetar variados setores do mercado.

Nem sempre o planejamento e o estilo de gestão da companhia estão preparados para se adaptar a esses cenários adversos. Por isso, é importante buscar prever a multiplicidade de conjunturas que podem vir pela frente.

A estratégia de uma empresa deve ser traçada para curto, médio e longo prazos, concentrando-se nos produtos que geram rentabilidade e fortaleçam suas operações, com foco nos clientes.

As empresas não estão livres totalmente das incertezas. Quando isso acontecer, o empreendedor precisa saber como lidar com essas situações e encarar eventos de risco inesperados.

O mais importante é estabelecer o controle do seu negócio. Dessa forma, fica mais fácil gerir os possíveis riscos e desenvolver mais rapidamente planos para superá-losVeja, a seguir, algumas estratégias de gestão financeira para sua empresa:

1) Faça um diagnóstico da situação

É essencial buscar saber o que está gerando o contexto de incerteza e suas possíveis consequências. Antes de elaborar um plano de ação, identifique as causas. Conheça a atual situação da empresa a partir de indicadores econômicos, com dados consistentes para poder projetar novos cenários, manter ganhos e honrar os compromissos assumidos com terceiros.

2) Mantenha o foco do planejamento no longo prazo

Não perca o foco das medidas tomadas e aonde a empresa quer chegar. Sempre leve em consideração as constantes mudanças no mercado para adaptar a estratégia, conforme o momento político-econômico e outros fatores de influência.

3) Revise suas estratégias

Constantemente, as estratégias da empresa precisam ser revisitadas e reavaliadas para garantir a estabilidade e o crescimento do negócio a longo prazo.

4) Faça o controle financeiro de sua companhia

Os controles financeiros são ferramentas e processos indispensáveis para a sustentabilidade dos negócios. Faça o acompanhamento da real situação financeira de sua empresa, para propor ações e tomar decisões.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.