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ARTIGO DE TECNOLOGIA

Mudança de comportamento

Neste artigo, a especialista comenta que as soft skills estão sendo mais importantes hoje nas empresas do que o conhecimento técnico específico.

27/03/2023 13:30

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Mudança de comportamento

Mudança de comportamento Foto: SHVETS production/Pexels

Entre os dias 24 e 25 de março de 2023 a Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados (ANPPD) realizou o IV Congresso Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados (CNPPD), reunindo os maiores nomes quando o assunto é proteção e privacidade de dados.

Como organizadora do evento, percebemos o quanto a volta ao presencial é mais valorizada. O abraço, a conversa, o olho no olho. Isso faz de nós seres humanos. O ser humano precisa desse contato e o virtual nos tira isso a cada dia.

Coloquei uma postagem no meu Instagram, aliás se você quiser me seguir, eu agradeço, perguntando qual tinha sido a experiência de quem esteve lá no IV CNPPD. As respostas todas têm relação com o senso de pertencimento e de acolhimento, muito presente e importantes para nós, organizadores.

Mas de todos os palestrantes, houve um tema recorrente que se destacou: a importância de desenvolver soft skills. 

E para quem não está familiarizado com o termo soft skills são habilidades extracurriculares, além do conhecimento técnico seja ele strictu ou lato sensu.

Profissionais são contratados pelo conhecimento e são demitidos pelo seu comportamento.

Uma das bases das soft skills é aprender lidar com o ser humano, ser empático, entender que não é todo dia que estamos bem.

Quando uma empresa não entende isso e exige do funcionário mais do que ele pode entregar vemos o burnout que é a estafa física e mental.

Quando isso acontece aquele funcionário que era antes super produtivo e motivado, adoece física ou mentalmente, é uma forma do corpo avisar que tem algo errado.

Mas voltando ao conceito de soft skills, são habilidades comportamentais que todos devemos desenvolver no trabalho.

Vou citar algumas que pode ajudar você:

  1. Trabalho em equipe: aquela frase “sozinhos vamos rápido, mas juntos vamos mais longe” se aplica aqui. Hoje, o mercado demanda cada dia mais o trabalho em equipe. Mas como trabalhar em equipe se você não consegue dividir tarefas ou mesmo delegar se você estiver em cargo de direção? Essa é uma soft skill necessária a todos
  2. Comunicação assertiva: as comunicações, hoje em dia, são cada vez mais através de textos, quer seja através de e-mails, quer seja através de ferramentas de comunicação instantânea como o WhatsApp, por exemplo. O problema é que quando nos comunicamos por texto não há entonação, assim o que eu escrevo pode ser completamente diferente do que você entende. Se seu superior é bravo, você já vai ler o texto com o tom que ele costuma usar na comunicação verbal e nem sempre isso é real. Assim, usar a comunicação assertiva é fundamental nos tempos atuais.
  3. Inteligência Emocional: em tempos de virtualização do trabalho e sobrecarga, é fundamental manter a inteligência emocional, que nada mais é que se manter calmo em meio ao caos. Uma técnica bastante eficaz para manter a mente calma é, quando identificado o estresse, parar, sentar-se com a coluna reta e fazer exercício de respiração profunda. Dez respirações profundas, onde você puxa o ar pelo nariz contando sete segundos, segura mais sete segundos e solta em mais sete segundos, acalma a mente. Mas cuidado se passar de dez vezes você pode ficar com muito sono de tão calmo que você ficará.
  4. Atitude mental positiva: espero que o leitor se lembre do personagem do desenho animado Hardy, ele é uma hiena pessimista que repete o mantra: “Oh vida, Oh céus, Oh azar” e, dentro das empresas, sempre temos os “Hardys” da vida. Desenvolver um olhar mais positivo é fundamental para buscar soluções para os desafios que se apresentam no dia-a-dia.
  5. Se manter motivado: a automotivação é muito difícil de ser desenvolvida, mas uma vez que você consegue, você se torna imparável, porque o profissional motivado não vê barreira ou problema, ele encara tudo como desafio e usa isso como mola propulsora para o crescimento. Comece a enxergar cada problema como um desafio que vai te levar para o próximo nível e comemore cada resolução, cada meta cumprida e você vai perceber a mudança de padrão cerebral.
  6. Gestão do tempo: Eu não acredito em gestão do tempo, afinal de contas todos nós temos 24 horas por dia, o problema é: o que fazemos com ele? Você precisa não gerir o tempo, mas gerir suas atividades. Começar e terminar cada tarefa; não começar e, antes de terminar, partir para outra. No final do dia você começou 30 coisas, está exausto e não terminou nada. A organização aqui é fundamental. Coloque seis tarefas importantes por dia, sendo três na parte da manhã e três na parte da tarde e aprenda a dizer não para aquilo que vai te tirar do foco do cumprimento das seis tarefas e você vai sentir que seu tempo se multiplicou.
  7. Saber negociar: não adianta nada eu ser o melhor profissional da minha área e não conseguir transformar isso em negócios. Saber as técnicas de negociação é essencial para qualquer profissional bem sucedido. E você não leu errado. Existem técnicas de negociação, aprenda essa habilidade e você vai se destacar dos demais.

Espero que neste artigo, que foge um pouco da tecnologia das máquinas tenha feito sentido para você, afinal de contas é tecnologia humana.

E lembre-se de nunca mais esquecer: você é humano e o outro também, empatia é fundamental.

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