Não devemos tomar decisões baseadas em emoções, sejam nossas, sejam de outros. As decisões de liderança devem ser tomadas com base no senso comum e em princípios de administração. As decisões que dizem respeito à empresa devem ser tomadas à luz do que é bom para a empresa - sempre. Isso pode, ou não, levar em conta os sentimentos e emoções de outros. Mas não conseguiremos tomar decisões racionais, sábias, se enfatizarmos demais os sentimentos dos outros.
Ser decidido e ganhar respeito, na maioria das vezes significa passar por cima da comissão designada para realizar uma tarefa e fazermos nós mesmos o que está por fazer. Pode ser preciso ficar em pé diante do seu superior e defender, educadamente, seu ponto de vista. Pode ser necessário pedir desculpas mais tarde, se a coisa não der certo.
Será necessário muitas vezes correr riscos. Há muito tempo, disse George C. Marshall: "Não tenha medo de dar um passo muito grande quando necessário, não se pode saltar por cima de um abismo dando dois saltos pequenos". Tome decisões e vá em frente. Como costumava dizer os antigos: "é oito ou oitenta". Às vezes tomamos decisões erradas, mas temos de arriscar.
Com isso, arrisco dar alguns conselhos práticos para uma boa liderança:
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Faça constantemente uma auto-análise para eliminar a imposição pelo medo, caso o esteja inspirando em seus colaboradores.
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Proceda como se todos os colaboradores fossem moldar a vida deles pela sua.
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Avalie seus pontos fortes e fracos quando tiver que tomar uma decisão.
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Demonstre interesse sincero pela vida dos colaboradores.
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Seja um líder humilde em tudo o que fizer.
"Para ser líder, um homem
deve ter seguidores, e para ter seguidores, um homem deve contar com a confiança
deles".
Dwight D. Eisenhower, ex-presidente dos Estados Unidos.
Wellington Bega
Executivo do Grupo Paratehy
Consultor Organizacional do Sescon SP
Professor da Newtrend Yassaka Treinamentos
Palestrante, Psicanalista e CEO Corporativo
Motivação - Vendas - Marketing - Cultura Organizacional
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