x

Ser decidido é uma das características da liderança

Alguém disse, certa vez, que ser decidido é fácil, porque a maioria das pessoas é indecisa. Que bom se assim fosse. São muitos os fatores que contribuem para

19/04/2006 00:00:00

4,5 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Alguém disse, certa vez, que ser decidido é fácil, porque a maioria das pessoas é indecisa. Que bom se assim fosse. São muitos os fatores que contribuem para uma boa decisão: reação instintiva, emoção, lógica, história, experiência, responsabilidade e conhecimento.

Não devemos tomar decisões baseadas em emoções, sejam nossas, sejam de outros. As decisões de liderança devem ser tomadas com base no senso comum e em princípios de administração. As decisões que dizem respeito à empresa devem ser tomadas à luz do que é bom para a empresa - sempre. Isso pode, ou não, levar em conta os sentimentos e emoções de outros. Mas não conseguiremos tomar decisões racionais, sábias, se enfatizarmos demais os sentimentos dos outros.

Ser decidido e ganhar respeito, na maioria das vezes significa passar por cima da comissão designada para realizar uma tarefa e fazermos nós mesmos o que está por fazer. Pode ser preciso ficar em pé diante do seu superior e defender, educadamente, seu ponto de vista. Pode ser necessário pedir desculpas mais tarde, se a coisa não der certo.

Será necessário muitas vezes correr riscos. Há muito tempo, disse George C. Marshall: "Não tenha medo de dar um passo muito grande quando necessário, não se pode saltar por cima de um abismo dando dois saltos pequenos". Tome decisões e vá em frente. Como costumava dizer os antigos: "é oito ou oitenta". Às vezes tomamos decisões erradas, mas temos de arriscar.

Com isso, arrisco dar alguns conselhos práticos para uma boa liderança:

  • Faça constantemente uma auto-análise para eliminar a imposição pelo medo, caso o esteja inspirando em seus colaboradores.

  • Proceda como se todos os colaboradores fossem moldar a vida deles pela sua.

  • Avalie seus pontos fortes e fracos quando tiver que tomar uma decisão.

  • Demonstre interesse sincero pela vida dos colaboradores.

  • Seja um líder humilde em tudo o que fizer.

"Para ser líder, um homem deve ter seguidores, e para ter seguidores, um homem deve contar com a confiança deles".

Dwight D. Eisenhower, ex-presidente dos Estados Unidos.


Wellington Bega
Executivo do Grupo Paratehy
Consultor Organizacional do Sescon SP
Professor da Newtrend Yassaka Treinamentos
Palestrante, Psicanalista e CEO Corporativo
Motivação - Vendas - Marketing - Cultura Organizacional
jwconsultoria@terra.com.br

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.