x
CONTEÚDO artigos

Planejamento tributário: conheça as regras do jogo

Com a alta competitividade mundial, a adoção do planejamento tributário é ter um diferencial competitivo operacional e financeiro. Conhecer as “regras do jogo” é essencial para a sobrevivência empresarial.

09/10/2012 13:37:44

2,6 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Muitas empresas não conseguem prosperar, pois já nascem “com a data de validade vencida”. Isto é, se fosse realizado um estudo correto, os empresários perceberiam a inviabilidade do negócio, seja pela carga tributária ou dos procedimentos operacionais, cabíveis ao ramo de atividade escolhida.

Com a alta competividade do mundo atual, ter conhecimento da carga tributária no fornecimento de determinadas mercadorias, no custo da folha de pagamento, na viabilidade de aquisição de outro Estado entre outros, se fazem necessárias para a formação do preço e toda a diferença para o sucesso da empresa.

No início de 2013 as empresas precisam indicar a sua tributação perante a Receita Federal. Isso quer dizer que, é hora de cuidar do seu planejamento tributário, uma tarefa delicada, na qual é preciso contar com a ajuda de um especialista.

Apesar de muitos pensarem que o melhor tipo de tributação é o Simples Nacional, existem alguns casos que esse tipo de tributação não é o mais interessante, mesmo que a empresa se encaixe nesse tipo de tributação.

O planejamento tributário antecipa consequências tributárias que o contribuinte pode vir a sofrer. Uma boa estratégia pode contribuir para uma diferenciação da empresa frente aos seus concorrentes, ainda mais no Brasil, onde a carga tributária é muito alta e a quantidade de normas é imensa.

O contador é a peça-chave para esse procedimento. É um profissional que conhece essas informações e os procedimentos operacionais que uma empresa necessita para manter suas atividades dentro das normas exigidas pelos órgãos competentes.

A adoção do planejamento tributário é ter um diferencial competitivo operacional e financeiro. Conhecer as “regras do jogo” é essencial para a sobrevivência empresarial.

Os benefícios almejados são:

  1. Redução      de desembolsos por parte da empresa e melhora do fluxo de caixa;
  2. Possibilidade      da redução dos preços dos produtos/serviços comercializados pela sociedade      empresária, proporcionando maior competitividade;
  3. Possibilidade      de financiamento direto destes produtos/serviços pela empresa ao seu      cliente por meio de crediário próprio (fideliza-se o cliente e obtém-se      ganho econômico – financeiro);
  4. Cumprimento      das obrigações legais, evitando sanções administrativas (impossibilidade      de participar de certames licitatórios), monetárias (pagamento de multas)      e/ou penais (prisão dos administradores ou responsáveis).

 

Jacqueline Martins de Oliveira é contadora, graduada pelo Centro Universitário UNISEB. Empresária contábil. Contato: jacqueline.martins@3econtabil.com.br

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.