Ferramenta que ajuda a verificar se o CNAE permite opção pelo Simples Nacional e em qual anexo enquadrar a atividade.
Faça login e tenha acesso a informações detalhadas sobre o enquadramento de atividades no Simples Nacional, incluindo regras específicas como o Fator R e a tributação pelos Anexos do Super Simples.
- as atividades que possibilitam o uso de ativos não-financeiros por terceiros, ou seja, garantem o direito de uso a partir do pagamento de royalties ou de licença de uso ao proprietário do ativo. Os proprietários dos ativos podem ou não terem sido os responsáveis por sua criação. O uso desses ativos pode ter várias formas, tais como, permissão para reprodução, utilização em vários processos e produtos, operação de franquias, etc., como por exemplo:
 - a compra, a venda e o licenciamento (leasing) pelo uso de marcas e patentes
 - a venda e o licenciamento de franquias
 - o recebimento de royalties
 - os direitos de exploração mineral
EXPLORAÇÃO MINERAL; DIREITOS DE
FRANQUEADOR DE MARCAS ESPORTIVAS
FRANQUIA, FRANCHISING; VENDA E LICENCIAMENTO DE
MARCAS E PATENTES; ARRENDAMENTO DE
PATENTES E ROYALTIES; CESSÃO DE DIREITO DE USO DE
PATENTES E ROYALTIES; GERENCIAMENTO DE
PATENTES; COMPRA E VENDA DE
PATENTES; GESTÃO DE
ROYALTIES; ADMINISTRAÇÃO DE
ROYALTIES; SERVIÇOS DE COBRANÇA DE
Atenção: Este aplicativo foi elaborado para ajudar na segregação das receitas pelo CNAE, não pode ser tomado como regra a ser aplicada, cabendo ainda avaliação das particularidades de cada atividade.
Fonte: LC 123/2006 com alterações das LC 127/2007, LC 128/2008, LC 133/2009, LC 139/2011, LC 147/2014 e LC 155/2016. Resoluções CGSN 140/2018. Tabela CONCLA/IBGE Tabela de CNAES
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.