x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 188

Cartões de débito e crédito

Joao Luiz Hubert

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 semanas Quarta-Feira | 11 setembro 2019 | 14:57

Olá colegas
Como vocês estão contabilizando as operações de débito/crédito dos seus clientes? De forma detalhada ou por caixa?
Obrigado a todos que responderem

Ezequiel Martinez dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 2 semanas Terça-Feira | 1 outubro 2019 | 14:05

Prezado João Luiz, boa tarde!

Já efetuei lançamentos de 3 modalidades diferentes de pagamento de despesas com cartões, sendo:


CARTÃO DE DÉBITO:
Todos os fatos ocorrem no momento da compra: emissão do comprovante fiscal e débito na C/C.
Isso facilita obedecer o regime de competência e consequentemente torna o lançamento detalhado.

CARTÃO PRÉ-PAGO:
Um valor é carregado mensal/periodicamente aos sócios/diretores para que os mesmos efetuem os pagamentos das despesas. Tal valor é deixado na conta Adiantamento para Despesas, e baixado conforme as despesas vão sendo efetuadas/pagas. Assim como no exemplo anterior, regime de competência e lançamento da despesa de forma detalhada são obedecidos naturalmente.

CARTÃO DE CRÉDITO:
Este aqui sempre é um pouco mais complicado.
Por conta dos usuários dos cartões nunca obedecerem os prazos para o fechamento mensal, sempre fiz opção por efetuar os lançamentos na data de pagamento da fatura (regime de caixa).
Até que um usuário resolveu fazer uma compra parcelada, o que obrigou a fazer a provisão e ir baixando as parcelas no pagamento da fatura.
Então, sendo possível, os lançamentos são provisionados nas datas das compras e as baixas são efetuadas no pagamento da fatura. 
*Sempre contando com a colaboração dos usuários e atento a data do fechamento mensal da contabilidade.

Atenciosamente,



EZEQUIEL MARTINEZ DOS SANTOS

Joao Luiz Hubert

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 semana Quarta-Feira | 9 outubro 2019 | 13:32

Ola Ezequiel
Obrigado pela sua resposta mas na verdade eu não fui claro na minha pergunta que se refere a operações de vendas dos seus clientes, isto é, quando um cliente do seu escritório  vende e recebe com cartões (o que é extremamente comum atualmente) como você contabiliza a operação, isto é, se detalha venda a venda, inclusive com detalhamento das parcelas recebidas em meses diferentes quando a venda é recebida com cartão de crédito em parcelas.
João

Ezequiel Martinez dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 1 semana Quarta-Feira | 9 outubro 2019 | 16:56

Prezado João Luiz, boa tarde!

Havia entendido que se tratavam das compras, rs....


Bom, sempre que trabalhei com recebimentos via cartão, eu fazia de forma detalhada, identificando número do documento fiscal e número da parcela no histórico 01/05, 02/05, 03/05.......E o percentual da taxa da administradora também era informado no momento da baixa, pois cada tipo era um percentual (Débito, Crédito à Vista, Crédito Parcelado Empresa, Crédito Parcelado Administradora).


D - Bancos Conta Movimento (Recebimento VISA 09/10/2019)......................4.900,00
C - Valores a Receber.......(nf. 12).........................................................................................1.000,00
D - Despesa Financeira (Taxa Cartão nf. 12)..........................................................25,00
C - Valores a Receber.......(nf. 95 - parcela 01/03)..............................................................4.000,00
D - Despesa Financeira (Taxa Cartão nf. 95)..........................................................75,00

A empresa era prestadora de serviços na área da saúde, então, o volume é infinitamente menor se comparado a um mercado, por exemplo. Para cada valor creditado na C/C pelas operadoras eu desmembrava o lançamento conforme acima, e, de acordo com o relatório que era enviado pela administradora. Para conciliar com precisão, era o único jeito.

Atenciosamente,



EZEQUIEL MARTINEZ DOS SANTOS

Joao Luiz Hubert

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 dias Sexta-Feira | 11 outubro 2019 | 13:28

Ezequiel
Muito obrigado pela resposta. Aproveito para perguntar se você consegue parametrizar todos os lançamentos da operação, em especial o parcelamento em caso de crédito em parcelas no programa de contabilidade que você utiliza. Em caso positivo, qual sistema você utiliza?
Obrigado
Joao

Ezequiel Martinez dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 2 dias Segunda-Feira | 14 outubro 2019 | 11:55

Prezado João Luiz, bom dia!

A empresa aqui utiliza o TOTVS linha RM, porém, trata-se de Terceiro Setor, então nossos atendimentos não são faturados.
Mas falando especificamente do TOTVS sei que é possível sim tal parametrização, porque utilizamos em casos de Contratos com órgãos públicos, onde firmamos um contrato no valor global e lançamento único no ERP, após isso no módulo financeiro podemos dividir em parcelas e até fazermos recebimento parcial de uma parcela.

Outro sistema que utilizei, ligado a área da saúde era o VECTOR (não sei se ainda existe) no momento em que o financeiro recebia a nota fiscal e atualizava os campos necessários, ele "quebrava" o lançamento pelo número de parcelas que você escolhia, utilizando o número do documento fiscal mais um identificador  da parcela: 123456-01, 123456-02, colocando cada uma de acordo com o vencimento, 30, 60, 90....

Então, de acordo com os ERP's que já utilizei, a parametrização sempre é feita no financeiro, levando para a contabilidade as baixas que ocorreram no dia.

Atenciosamente,



EZEQUIEL MARTINEZ DOS SANTOS
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.