x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 13

Obrigatoriedade de NFC-e em MG após RR 5.981/2025 – Cupom manual ainda é permitido?

jose carlos

Jose Carlos

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Fiscal
há 3 horas Sexta-Feira | 6 fevereiro 2026 | 16:26

Estou com dúvida sobre a obrigatoriedade de emissão de NFC-e em Minas Gerais após as alterações promovidas pelas Resoluções SEF.
RR-SEF MG nº 5.874/2025:
https://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/legislacao_tributaria/resolucoes/2025/rr5874_2025.html
Nesta resolução está expresso:
“§ 1º – Fica dispensado da obrigatoriedade de uso da NFC-e o contribuinte que estiver enquadrado como microempresa com receita bruta anual igual ou inferior a cento e vinte mil reais.”
RR-SEF MG nº 5.981/2025:
https://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/legislacao_tributaria/resolucoes/2025/rr5981_2025.html
Nesta outra resolução recente parece que esse dispositivo foi revogado ou alterado.
Dúvida objetiva:
Hoje a microempresa com receita bruta anual até R$ 120.000,00 ainda está dispensada da NFC-e ou essa dispensa deixou de existir com a edição da RR-SEF 5.981/2025?
Tenho um cliente que veio de outro contador dizendo que o contador anterior informou que a empresa pode continuar usando cupom fiscal manual preenchido manualmente, com base nessa regra dos R$ 120 mil.
Pelo meu entendimento e pela leitura da legislação mais recente, todas as empresas já estariam obrigadas à NFC-e, independentemente do faturamento.
Essa interpretação está correta? Ainda é possível emitir cupom manual para esse caso ou a empresa já está obrigada a NFC-e? Somos de Minas Gerais.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade