x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 45

Leandra Silva

Leandra Silva

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 horas Quarta-Feira | 11 março 2026 | 08:32

Bom dia!
Estou com um problema e preciso de ajuda, uma empresa construtora Lucro presumido trabalha só com banco lançei todas as despesa e receitas mas no final o saldo bancario na contabilidade nao esta de acordo com o extrato bancario, ja conferir tudo  o problema e que ele faz  varios pagamentos sem  documento fiscal compra matrial não pega nota fiscal, a minha duvida, como faço para acertar esse saldo bancario.

Fleuri Granzier Arzamendia

Fleuri Granzier Arzamendia

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 horas Quarta-Feira | 11 março 2026 | 08:41

Bom dia Leandra, as movimentações na contabilidade relativo a conta bancária devem refletir o que consta no extrato bancário, se não está batendo, você fez lançamentos que não entraram ou saíram efetivamente do banco. Nesse caso precisa entender qual é a origem desses pagamentos ou recebimentos.

Leandra Silva

Leandra Silva

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 2 horas Quarta-Feira | 11 março 2026 | 14:03

Fleuri boa tarde.
Os pagamentos a empresa faz para compra de material,  sem comprovante fiscal,  material que uso na obra,  as notas fiscais de despesas e pagamentos de funcionarios parcelamento e impostos ja conferir tudo,  tudo que ele me mandou ja contabilizei e ta sobrando um saldo alto na conta banco, e na verdade os extratos estao zerados. me da uma luz por favor, estava pensando em fazer os pagamentos todos pelo caixa, contabilizar as aplicações ele me disse que nao tem documento fiscal porque faz pagamento e nao pega nota fiscal

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 2 horas Quarta-Feira | 11 março 2026 | 14:52

Leandra,
Entendo a sua preocupação, mas não cabe ao contador criar o fato contábil. Não crie fatos que não existiram, como entradas e saídas em caixa, que poderão, futuramente, lhe imputar responsabilidade solidária.
Primeiramente você deve conversar com o seu cliente, acordando ambos sobre a obrigatoriedade dos documentos contábeis que amparem as operações da empresa, sem os quais não é possível a você executar as tarefas para as quais foi contratada.
Na ausência dos documentos comprobatórios, mas HAVENDO conhecimento por outros meios sobre as características do fato contábil, é possível a sua contabilização, ressaltando que valores deverão ser adicionados/excluídos nas apurações de impostos, em especial sobre o lucro, de acordo com o regime tributário.
Sobre fatos passados é possível, ainda, lançá-los em contas provisórias como adiantamentos, enquanto se busca, junto aos fornecedores, os documentos fiscais correspondentes.
Preserve sempre a sua pessoa, assim como a sua responsabilidade técnica!
Lhe desejo boa sorte.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade