x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 49

NF de Simples Faturamento

Ana Carolina

Ana Carolina

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar
há 14 horas Quinta-Feira | 2 julho 2026 | 00:06

Uma empresa tem nas NF de entrada, uma com nome: Lançamento efetuado a título de simples faturamento.
Qual a forma correta a ser lançada? 
Ativo compensatório x Passivo Compensatório ou
Adiantamento de Fornecedores no ativo x Fornecedor no passivo ou existe uma outra forma?
Fiquei com essa dúvida e não consegui entender. Se puderem me ajudar por favor.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 4 horas Quinta-Feira | 2 julho 2026 | 10:33

Bom dia, Ana Carolina.

A principal diferença entre contras patrimoniais e contas compensatórias é que nas patrimoniais são realizados registros de fatos com reflexo imediato na situação patrimonial da entidade e nas, últimas, são realizados registros mais para controle de atos que possam eventualmente gerar reflexos no patrimônio.

Por exemplo: uma oficina mecânica de veículos pesados, quando um cliente envia o veículo para a manutenção - devidamente acompanhado com a nota fiscal CFOP 5.915/6.915 - a oficina acoberta a nota de envio ao registrar a entrada com código 1.915/2.915 e, para deixar os registros contábeis coerentes com os registros fiscais, o bem é contabilizado nas contas compensatórias porque ele não pertence à oficina; ao fim do trabalho, o bem é devolvido com NF CFOP 5.916/6.916 para zerar as contas compensatórias e as notas fiscais de serviços e peças - que serão lançadas nas patrimoniais pela geração simultânea de receita, direito a receber e reconhecimento de custos na baixa de estoques de peças e insumos.

Por sua vez, a nota de simples faturamento, em primeiro plano, retrata um fato de impacto direto e instantâneo no patrimônio das duas partes; neste contexto, o ideal é lançar o simples faturamento diretamente em contas ativas e passivas porque o uso de contas de compensação, além da incoerência, geraria trabalho em dobro.

Portanto, em fatos que se materializarem até o fim do exercício seguinte, os lançamentos contábeis podem ser da seguinte forma:

a) Pelo cliente:
D) Adiantamento a fornecedores (AC)
C) Disponibilidades (AC)

b) pela empresa emitente da nota de simples faturamento:
D) Disponibilidades (AC)
C) Adiantamento de clientes (PC)

Enfim, é oportuno salientar que este modelo de lançamentos foi elaborado de forma coerente com os detalhes descritos na dúvida e mantenho-me à disposição para esclarecimentos adicionais.

------

Ricardo C. Gimenez
Contador | CRC Ativo desde 1995
Professor de Matemática
Autor de análises e estudos técnicos publicados em Procedimentos Contábeis

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies